top of page

Dia Mundial do Compositor: 6 compositoras da atualidade para você conhecer

Você pode nem imaginar, mas grandes sucessos da música eternizados nas vozes de grandes cantores, muitas vezes, foram escritos por outra pessoa. A profissão de compositor ainda é muito desvalorizada pelos amantes da música. Exemplo disso é que os compositores só foram, oficialmente, reconhecidos como artistas em dezembro de 2021 através da Lei 14.258.


O dia 15 de janeiro é marcado pela celebração do Dia Mundial do Compositor. A data, que foi criada no México em 1945, foi escolhida para comemorar a importante profissão. Nós separamos 6 compositoras (e cantoras) da atualidade que você precisa conhecer.



Pitty



Se você foi um jovem emo, a gente tem quase certeza que curtia a Pitty. A roqueira se destacou com letras potentes como a do sucesso atemporal “Na Sua Estante”. A cantora acaba de lançar seu novo EP, “Casulo”, e foi participação ativa na composição das 4 faixas que o compõem. A gente te adora e te acha foda demais, Pitty!


Ebony



Se você faz cara feia sempre que alguém te indica um rap, talvez seja a hora de rever seus conceitos e embarcar nesse gênero em grande estilo! Ebony se tornou um dos grandes nomes do rap nacional após o lançamento de seu primeiro EP, nomeado como “Condessa”. Nascida e criada na Baixada Fluminense, a jovem se destacou por composições autorais que falavam da sua vivência de modo visceral. É realmente um convite para você conhecer de perto a vida e a história dessa mulher que já se tornou referência.



Marília Mendonça



Como a Rainha da Sofrência faz falta! Dona de vozeirão impressionante, Marília Mendonça já era compositora de grandes sucessos do sertanejo antes mesmo de se arriscar na carreira de cantora. Em 2016, com o lançamento do seu primeiro CD, conhecemos hinos como “Infiel” e “Eu sei de cor”, que marcaram a nossa geração e vão ecoar para sempre nas nossas memórias.


Luedji Luna



Se você gosta de música e não escuta a Luedji Luna, você está gostando de música errado. Com dois álbuns inéditos lançados, a cantora e compositora baiana possui aquela voz que acalma, que dá “Acalanto”. Esse, aliás, é um dos nomes de uma das composições mais bonitas da artista. Podemos garantir que você vai amar ouvir e embarcar nas letras das músicas compostas por ela.


Ludmilla



A malvada é ela! Ludmilla é um dos grandes nomes do funk carioca, a cantora também vem se destacando em outros gêneros, como o pagode. O sucesso que começou com a dançante “Garota recalcada” e “24 horas por dia”, ganhou proporções inimagináveis após os sucessos “A boba fui eu”, “Verdinha”, “Rainha da Favela” e o EP “Numanice”. Com toda essa versatilidade, com certeza podemos esperar muitos mais sucessos dançantes (e de sofrência) pela frente.



IZA



Tá pra nascer uma pessoa que não se encante pela performance da cantora carioca. IZA ganhou notoriedade nacional com o single “Pesadão”, lançado em 2017 em parceria com o músico Marcelo Falcão. Assim que seu primeiro álbum “Dona de Mim” (2018) foi lançado, composições como “Linha de Frente”, “Saudade daquilo”, “Rebola”, “Pesadão”, entre outras, foram compostas pela artista. Não tem como não se apaixonar pela voz marcante e letras provocantes entoadas pela artista, né?


____


Listas com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.

bottom of page