top of page

Dia Mundial do Teatro: 6 peças online para ver do sofá de casa

Em um momento tão complicado para o setor cultural brasileiro e do mundo, celebrar é apoiar as diferentes formas de arte e artistas é também uma resposta política. Mas neste sábado, dia 27 de março, vamos celebrar especificamente a quinta arte: o teatro.


Desde a década de 1960, a data é considerada o Dia Mundial do Teatro e do Circo. Sendo assim, garimpamos ótimas opções para se ver de forma gratuita e online para celebrar e dar visibilidade a essa tarde, que é uma das mais antigas e tradicionais do mundo. Ao longo da história, diferentes civilizações e sociedades recorreram - e ainda recorrem - ao teatro


Mesmo de casa, as histórias nos convidam a nos divertir, a esquecer das angústias pandêmicas e também a refletir bastante sobre a vida. Confira a sinopse de 6 atrações que estão disponíveis gratuitamente na web:




1) Parem de Falar Mal da Rotina

Estrelado por Elisa Lucinda, o monólogo já rodou o país. Em tempos de pandemia, fez parte da programação online do Teatro Riachuelo e segue disponível no canal do espaço. O espetáculo une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas retirados dos livros “O Semelhante” e “Eu te amo e suas estreias”. O resultado são 56 personagens que ela interpreta em elogios à rotina, nos obrigando a nos observarmos de fora, o que nos ajuda a perceber que “a rotina” é um personagem fictício que criamos, na verdade é que nós temos o poder da mudança, nós somos os diretores, atores e produtores das nossas próprias vidas. 10631


2) Incêndios

Protagonizada por Marieta Severo, a peça elogiada pela crítica está disponível na plataforma Espetáculos Online, que reúne dezenas de espetáculos gratuitos. Escrita por Wajdi Mouawad e traduzida por Angela Leite Lopes, conta a história de uma mulher que deixa em testamento uma missão seus filhos: encontrar o pai dado como morto e um irmão nunca visto antes. Kelzy Ecard, Felipe de Carolis e Keli Freitas também estão no elenco da peça dirigida por Aderbal Freire-Filho.


3) Matriarquia [em processo]

O SESC São Paulo, ao longo do primeiro ano de pandemia, exibiu diversas atrações musicais e teatrais pelo YouTube. Dentre os destaques da vasta programação, a peça inédita "Matriarquia [em processo]", com a atri Camila Pitanga, que foi criado por ela, pela preparadora vocal Lucia Gayotto, pela dramaturga e roteirista Dione Carlos e pela diretora Cristina Moura. O projeto nasce das vivências da intérprete, da situação do mundo contemporâneo com a pandemia e do encontro das criadoras.


4) Amar, Verbo Intransitivo

Baseada no romance homônimo do escritor Mário de Andrade (1893-1945), “Amar, Verbo Intransitivo” conta a história da governanta e professora de línguas Fräulein Elza, de origem alemã, que é contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação. É protagonizada por Luciana Carnieli e Pedro Daher. Também é uma boa opção do canal do SESC São Paulo.


5) Rapte-me Agora

"Rapte-me Agora", com José Sampaio e Michelle Boesche, é outro destaque no canal do SESC São Paulo no YouTube. Com direção de Cynthia Falabella, conta a história de dois personagens sentados em um banco de uma parada de ônibus em uma tarde nublada de domingo. Eles tentam se (re)conhecer enquanto não chega o meio de transporte que selará o destino de ambos.


5) pra dar um FIM no juízo de deus

O importante Teatro Oficina possui diversos espetáculos teatrais gratuitos em sua conta oficial no YouTube. Dentre os destaques está a peça "pra dar um FIM no juízo de deus", que tem texto de Antonin Artaud e adaptação e direção Zé Celso. O espetáculo coloca em cheque oJuízo Final” e foi encenada pela primeira vez em 1996.


6) Olga, a Pulga

Até o dia 3 de abril, o Itaú Cultural exibe diversas atrações teatrais. Dentre as atrações, está a peça infantil "Olga, a Pulga". Dirigido por Anderson Spada, e criado pela atriz e palhaça Tereza Gontijo. Na peça, Tereza interage com materiais como papelão, sacolas plásticas e uma trena, dando novos sentidos a eles. A história chega a um ponto crítico quando a moça acidentalmente esmaga sua parceira. Como o show poderá continuar?

____


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.

bottom of page