Top 10 performances de Naya Rivera em Glee

O dia de ontem (13) trouxe a confirmação de uma notícia ruim. O corpo da atriz Naya Rivera foi encontrado no Lago Piru, na Califórnia, após cinco dias de buscas. Na quarta-feira (8), Naya e seu filho de quatro anos, Josey, fizeram um passeio de barco e a atriz estava desaparecida desde então. A teoria das autoridades é de que, em um mergulho, Rivera sentiu a correnteza e tentou retornar ao barco com o filho, mas não teve tempo para se salvar.


Assim como na vida de qualquer fã de Glee, Naya teve uma presença enorme na minha - sendo protagonista de boa parte dos meus reblogs no Tumblr (rs). E tenho certeza que essa notícia bateu forte em vários de nós. Glee era uma série sobre os excluídos, os diferentes, os que eram deixados de lado e marcou toda uma geração de pré-adolescentes (e adolescentes). Glee mostrou para todos nós que está tudo bem em não se encaixar e que são as diferenças que nos unem.



Mais do que isso, Santana Lopez - personagem de Naya - foi responsável por abraçar tantas adolescentes antes que a representatividade fosse uma estratégia popular. Santana é uma personagem latina e lésbica que teve de lidar com sua sexualidade durante o ensino médio e teve um grupo de apoio. É, também, uma das primeiras boas representações de mulher lésbica no entretenimento com quem tivemos contato. E, por isso, virou uma importante e marcante personagem LGBTQIA+. Não à toa, Naya usou sua notoriedade e tempo para se dedicar a instituições como The Trevor Project e GLAAD, que acolhem jovens da comunidade colorida.


Camisas usadas em Glee para a apresentação de Born This Way. | Foto: Reprodução

E, para homenagear essa atriz (e personagem) tão importante para tantas e tantos de nós, selecionamos as dez melhores performances de Naya Rivera como Santana Lopez em Glee. Tem playlist no Spotify também!


Valerie - Amy Winehouse (Temporada 2, Episódio 9)

Já começo com a performance mais icônica - tanto que recebeu uma reprise mais para o final da série. Essa foi a apresentação do New Directions no segundo ano das Seccionais. Com muita dança e vocais poderosos de Santana, ficaram empatados em primeiro lugar com os The Warblers (clube do coral do qual Kurt fez parte).



Girl On Fire - Alicia Keys (Temporada 4, Episódio 13)

A primeira vez que vi essa performance fiquei arrepiada do início ao fim - e é assim até hoje. Aqui, Santana já se formou da escola e desistiu da faculdade. Ela volta para o McKinley High School e encontra Brittany namorando Sam. Encorajada pela melhor amiga (e interesse amoroso), vai para Nova York seguir seu sonho - e morar com Rachel e Kurt.



Songbird - Fleetwood Mac (Temporada 2, Episódio 19)

Uma performance simples, mas, possivelmente, a mais carregada de emoção. Santana canta “Songbird” na sala do coral apenas para Brittany. É aí que ela aceita sua sexualidade e seus sentimentos pela - até então - melhor amiga. Santana ainda não tinha se assumido para ninguém e Naya Rivera deu um show de atuação mostrando todos os conflitos internos que a personagem estava tendo de lidar.



Smooth Criminal - Michael Jackson (Temporada 3, Episódio 11)

Aqui vemos Santana fazendo o que faz de melhor: brigar e defender quem ama. Em uma disputa musical com o grupo The Warblers, Sebastian joga um smoothie apimentado em Kurt, mas Blaine se joga na frente e acaba ficando com uma ferida no olho. Santana, com seu sangue quente e pouca paciência, foi tirar satisfação com o rival - e tentar fazê-lo admitir em gravação. O resultado foi essa performance cheia de tensão com participação de 2CELLOS.



Me Against the Music - Britney Spears (Temporada 2, Episódio 2)

Em um dos episódios mais engraçados de Glee, Santana e Brittany vão ao dentista e sonham/alucinam essa performance cheia de referências ao clipe de Britney Spears e Madonna. Não tenho muito o que falar além de que, assim como no clipe das cantoras pop, essa performance pode ter despertado muitos sentimentos.



River Deep, Mountain High - Ike & Tina Turner (Temporada 2, Episódio 4)

Longe de mim incitar rivalidade em um elenco tão talentoso, mas as duas vozes mais potentes de Glee cantando um dueto tão forte juntas tinha que entrar nessa lista. Todas as vezes que Amber Riley e Naya Rivera se juntaram em uma música deixaram muitas bocas caídas.



Don’t Rain On My Parade - Barbra Streisand para o musical Funny Girl (Temporada 5, Episódio 9)

Sinto que para falar dessa música preciso lembrar: diferenças e opiniões a parte, não é hora para briga de fandom. Nessa performance, Santana faz uma audição para interpretar Fanny Brice para surpresa de Rachel. A rivalidade das duas vem desde o ensino médio e, óbvio, que Santana iria provocar. Numa apresentação imitando a de Rachel com a mesma música anos antes, o alcance vocal é de invejar.



Back to Black - Amy Winehouse (Temporada 2, Episódio 21)

Santana era a personagem oficial de Glee para cantar Amy Winehouse, isso já deu para perceber. Essa performance foi uma audição para conseguir o único solo do grupo nas Nacionais. Jesse não se emociona e diz que falta a emoção que Amy carrega na música e, claro, isso não agrada Santana. Pois eu fiquei emocionada, sim.



If I die young - The Band Perry (Temporada 5, Episódio 3)

“The Quarterback” foi o episódio mais emocional de Glee, sem sombra de dúvidas. O memorial para Finn (e Cory Monteith) foi repleto de performances individuais e Santana teve a sua. Ela fica tão abalada com a homenagem que não consegue terminar de cantar e cai no choro. Depois confessa a Kurt que não conseguiu cantar porque sempre foi babaca e, bem, Finn era seu oposto. E a letra ganha outra interpretação agora…



Our Day Will Come - Ruby & The Romantics ou Amy Winehouse (Temporada 6, Episódio 8)

É a última música que Santana (e Naya Rivera) canta em Glee. E deixei por último na lista não só por essa curiosidade, mas porque é como todos deveríamos lembrar das duas. A performance é durante o casamento dos nossos casais favoritos: Santana e Brittany e Kurt e Blaine. Uma série (e uma personagem) que marcou tanto uma geração merece ser lembrada assim: feliz com o amor livre.



A notícia é muito triste, mas isso não quer dizer que precisamos guardar sua memória com pesar. Naya fez muito para muitas adolescentes só por interpretar uma personagem tão complexa como Santana e é com carinho e orgulho que devemos manter seu legado. Nossos pensamentos estão com os familiares, amigos e fãs de Naya e desejamos forças a todos nesse momento difícil.



____



Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.