Lista: 6 filmes de thriller com mulheres no papel principal

Por Beatriz Cardoso e Jéssica Riquena


Esta semana tem sexta-feira 13 e, para comemorar o dia ‘macabro’, nada melhor que assistir a um bom suspense. Confira a seguir nossa seleção de 6 filmes thriller com protagonistas mulheres. Nossas sugestões vão desde filmes de terror com os clássicos jump scares a suspenses que trazem metáforas e crítica social.


Cisne Negro



O thriller que rendeu o Oscar de Melhor Atriz a Natalie Portman conta a história de uma bailarina que almeja se tornar a melhor dançarina da companhia. Contudo, logo Nina (Natalie Portman) se encontra em uma rivalidade com a bailarina Lily (Mila Kunis) pela disputa do papel principal na montagem de O Lago dos Cisnes — concorrência essa incentivada pelo diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel). Nina deve representar na peça tanto o delicado cisne branco, que é mais condizente com sua personalidade, quanto o erótico cisne negro.


Nina é guiada por seu vício em perfeição a personificar tal entidade perversa e, durante esse esforço árduo, a trama aborda temas sensíveis como maternidade controladora, descoberta da sexualidade e infantilização de adultos. ‘Cisne Negro’ é um thriller psicológico recheado de metáforas e obriga o telespectador a ficar de olho em cada cena para não perder nenhuma referência. Também vale conferir ‘Mãe!’, outra criação de Darren Aronofsky que trata de histórias conturbadas centradas em uma mulher.


A Chave Mestra



A protagonista Caroline (Kate Hudson) é uma cuidadora que aceita trabalhar para o casal de senhores Ben Devereaux (John Hurt) e Violet (Gena Rowlands) em uma residência remota em Nova Orleans. Tudo muda quando Caroline usa a chave mestra para abrir uma porta escondida e encontra um cômodo de antiguidades. Dá-se, então, início aos típicos acontecimentos de filmes de terror com os chamados jump scares e histórias de vidas passadas que foram atormentadas no casarão.


O principal ponto negativo do filme é a representação do hodu, crença afro-americana baseada em feitiçaria, que é vista como inerentemente má no longa. Entretanto, ‘A Chave Mestra’ foge de clichês do gênero e apresenta um roteiro coerente que não depende de coincidências para cumprir o que promete e entregar reviravoltas de enredo ao telespectador.


Bird Box



‘Bird Box’ pode ser resumido em uma frase: pessoas veem algo que não deveriam e cometem suicídio. O filme viralizou no final de 2018 graças ao "empurrãozinho" da máquina de fazer dinheiro Netflix, e proliferou a Internet com memes divertidos como "Sandra Bullock vendada" — e outros não tão engraçados, como o perigoso Bird Box Challenge no YouTube. Piadas à parte, o filme entretém e é uma boa escolha para passar o tempo caso queira assistir a um suspense que não seja "metido a filme cabeça".


O longa conta a história de sobrevivência de Malorie Hayes (Sandra Bullock). A personagem aparenta, à primeira vista, encaixar sob medida nos moldes da protagonista feminina "durona". Basta assistir ao filme para descobrir que ‘Bird Box’ consegue apresentar os defeitos e medos de Malorie, e mostrá-la como amável e maternal, sem cair em estereótipos. A direção é de Susanne Bier, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011 pelo longa dinamarquês A Vingança.


The Perfection



Com takes perturbadores e uma narrativa que te confunde do início ao fim, ‘The Perfection’ é aquele filme de terror que não amedronta, mas te deixa bem enjoado durante uma boas horas. Com direção de Richard Schepard, mesmo diretor de A Recompensa (2013), o filme conta com Allison Williams, de Corra (2017), e Logan Browning, de Cara Gente Branca, nos papéis principais.


A trama gira em torno do reencontro de uma violoncelista prodígio (Allison), que se manteve afastada da carreira para cuidar da sua mãe, com os seus mentores. Entretanto, o seu antigo lugar já estava sendo ocupado pela personagem de Logan. A trama que parece começar a desenvolver uma narrativa sobre a disputa entre as duas personagens começa a percorrer lugares, até então, inimagináveis pelo público.


Se você gosta daquele estilo de filme ‘nem bom e nem ruim’ para passar um tempo, ‘The Perfection’ é a pedida certa. O filme, que é um original Netflix, está disponível na plataforma e você pode aproveitar a sexta-feira 13 para começar a gostar/odiar esse filme comigo.


Nós



O que você faria se uma família exatamente igual a sua cruzasse o seu caminho em uma viagem à sua cidade natal? Esse é o dilema da Família Wilson e, principalmente, de Adelaide, a matriarca da família que tem uma relação estranha com seu antigo lar. Com direção e roteiro Jordan Peele, mesmo diretor e roteirista de Corra (2017), ‘Nós’ tem a capacidade de te deixar extasiado do início ao fim.


Lupita Nyong’o, Winston Duke, Shahadi Wright Joseph, Evan Alex e Elisabeth Moss integram parte do elenco e entregam atuações espetaculares, principalmente, nas cenas com mais ação. O elenco fecha com chave de ouro um roteiro super completo e uma direção que não deixa a desejar em nenhum aspecto.


Esse filme é para os amantes de carteirinha de um bom terror psicológico. ‘Nós’ tem a capacidade de te confundir, desconfundir, entreter, assustar e te deixar ligado em casa take durante todo o filme. E, se eu fosse você, eu nem piscaria. O filme está disponível no serviço de streaming da rede Telecine.


O Babadook



O último, mas não menos importante, filme dessa lista é o thriller ‘O Babadook’, de 2014. O primeiro longa-metragem dirigido pela australiana Jennifer Kent é uma adaptação de Monster, filme em curta-metragem escrito e dirigido por ela mesmo em 2005. O filme estreou durante o Sundance Film Festival de 2014 e recebeu críticas positivas desde o seu lançamento.


A protagonista do filme é interpretada pela Essie Davis (Matrix Reloaded e Matrix Revolution). Amelia perdeu o marido há seis anos e ainda não conseguiu superar e nem seguir em frente. Seu filho Samuel (Noah Wiseman) sofre com a perda do pai e o distanciamento da mãe. Tudo isso, entretanto, parece não importar mais quando uma criatura que aparecia em seus sonhos começa a aparecer na vida real e aterrorizar a vida da família.


‘O Babadook’ é um terror psicológico que tem muitas cenas que incomodam o espectador, seja pelo conteúdo, seja pela profundidade. Afinal, será que você conseguiria conviver com os seus monstros?



E aí? Já escolheu qual desses filmes vai ser a sua companhia nesta sexta-feira 13?


___


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.