top of page

5 personagens femininas de Star Wars que você precisa conhecer

May the Fourth be with you! Esta segunda-feira (4) é Star Wars Day, e é claro que o Telas não deixaria a comemoração passar em branco. E qual a melhor forma de celebrar a data? Enaltecendo as fantásticas mulheres do universo de Star Wars, claro. Confira a seguir cinco personagens aclamadas da franquia (sem spoilers!).


Leia Organa


Princesa Leia. Foto: Reprodução

Mais conhecida como Princesa Leia, o título da realeza não expressa toda a importância política da personagem em Star Wars. A rebelde sofreu com o machismo na trilogia antiga (quem não se lembra do biquíni metálico?), mas pôde crescer como líder da aliança contra a Primeira Ordem nos filmes mais recentes da franquia. Carrie Fisher, nossa querida Leia, faleceu em 2016 após um ataque cardíaco. A produção reaproveitou gravações da atriz para dar um destino digno à personagem em A Ascensão Skywalker.


Padmé Amidala


Padmé Amidala. Foto: Reprodução

Padmé é muito mais do que a mãe de Luke e Leia Skywalker. Sua jornada começa como a Rainha de Naboo e, nesse posto, não hesita em resistir à invasão do seu planeta pela Federação do Comércio. Mais tarde, como senadora, Padmé mantém firme seus ideais e atua como defensora da democracia durante as Guerras Clônicas. A figura de Amidala é a união do empoderamento feminino a questões "tradicionais" da feminilidade — por mais que isso não tenha terminado tão bem para a personagem.


Ahsoka Tano


Ahsoka Tano. Foto: Reprodução

O que falar da Padawan de Anakin Skywalker? Ahsoka tem uma personalidade forte, sabe o que quer e não hesita em seguir suas convicções. The Clone Wars tem enredo e personagens impecáveis, e o desenho mostra todo o desenvolvimento de Ahsoka de uma jovem estudante até uma mulher decidida. Ela ainda carrega o título de primeira protagonista Jedi mulher da franquia. Nada mais justo, certo?

Rey


Rey. Foto: Reprodução

Rey carrega nas costas o protagonismo da trilogia "novíssima", uma tarefa difícil tanto nas telonas quanto nos bastidores — Daisy Ridley sofreu constantes ataques de "fãs" nas redes sociais por sua atuação na franquia. À primeira vista, Rey pode parecer uma versão remasterizada de um desesperançoso Luke Skywalker em Tatooine, mas ela é consistente com sua persistência e coragem ao longo dos três filmes (um tanto desarmônicos) que compõem sua longa caminhada de sensitiva da Força a uma Jedi da aliança rebelde.


Jyn Erso


Jyn Erso em Rogue One. Foto: Reprodução

Jyn Erso fez parte da missão dos rebeldes para encontrar a falha fatal da Estrela da Morte e combater a arma capaz de destruir planetas. Jyn nasceu na guerra e sonhava em ter uma vida tranquila, mas isso não a impediu de reconhecer a importância de sua posição para se sacrificar pela promessa do renascimento da democracia na galáxia. Quem viu Uma Nova Esperança já sabe bem qual é o desfecho da protagonista de Rogue One — mas vale a pena assistir à side story para acompanhar sua jornada.

____


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia à toa em casa.

bottom of page