top of page

Casa 12 no Mapa Astral: vidas passadas e segredos

A casa 12 na visão da astrologia contemporânea é uma casa que trata de assuntos místicos, a nossa espiritualidade, as nossas sombras, medos, a nossa relação com a fé, Deus (ou seja lá o que você acreditar), algo além desse mundo material... Também é uma casa kármica, conta a nossa história de vidas passadas e aquilo que precisamos resolver nesse mundo. 


Na visão da astrologia tradicional, a casa 12 é uma casa considerada maléfica ou desafortunada, a casa do inimigo oculto, é uma casa que fala muito também sobre o isolamento, ocultismo, nossos segredos, o que estamos tentando esconder, o que está oculto ali na nossa alma.


É muito difícil definir a casa 12, alguns consideram como a mais misteriosa do mapa, a casa 12 também corresponde ao signo de peixes (o décimo segundo signo), é o nosso subconsciente, aquilo que está oculto dentro de nós, tudo aquilo que sabemos, mas não temos ideia de como sabemos. É aquela voz no fundo que diz "faça isso", "não sai de casa hoje", a nossa intuição que nem sempre ouvimos...



A casa 12 também a casa do inimigo oculto, enquanto a casa 7 é a do inimigo declarado.


O significado de cada signo na Casa 12:


Áries

Você pode ser uma pessoa extremamente confiante e assertiva quando está sozinha ou próximo de pessoas queridas, na sua intimidade demonstra confiança, mas fora dela pode parecer inseguro, esconde sua força e sua raiva pode estar ali reprimida.


Cuidado ao viver de forma inconsciente e acabar escondendo suas paixões, seus desejos e seu lado raivoso, é importante compreender que todos nós temos dentro de si desejos e paixões intensas, inclusive a raiva, faz parte de nós, seres humanos, porém, tudo que está na casa 12 pode ser um esconderijo perfeito, ou seja, ali está a sua força, sua coragem, sua braveza, em momentos de explosão pode agir de forma inconsciente e descontrolar-se.


Em vidas passadas, pode ser que você tenha sido um guerreiro, uma guerreira, uma pessoa que precisou se impor muito para conseguir o que queria, uma pessoa dotada de muita coragem e força, não se deixava se abalar por qualquer situação adversa, talvez você não tenha usado a sua agressividade e impulsividade da maneira mais sábia, essa pode ser a sua sombra, cuidado com a maneira que você se posiciona e busca ganhar, o mundo não é uma competição e cada um está na sua jornada com um propósito diferente.


Touro

A casa 12 é o esconderijo do nosso Mapa Astral, ter o signo dos prazeres nessa casa é como comer escondido e usar aquela famosa frase "quem come quieto, come sempre". São pessoas que vivem seus prazeres na intimidade e de forma oculta, são reservados em relação aos seus gostos pessoais e não gostam de demonstrar sua sensibilidade, doçura e sensualidade para qualquer um.


Touro é um signo fixo, do elemento terra e associado ao dinheiro, pessoas com Touro na décima segunda casa podem esconder dinheiro ou pode ser que o dinheiro, sucesso financeiro permaneça oculto durante parte da vida. Você precisa se esforçar para que os prazeres e o dinheiro se tornem de fato algo palpável e não algo inconsciente ou apenas aquele sonho distante que nunca se materializa. Você pode alcançar o sucesso financeiro ao trabalhar melhor a sua espiritualidade e se conectar com o elemento terra, estando perto da natureza, caminhadas, plantações, hortas, jardins... Além disso, você pode ter um medo inconsciente de ir a falência, por isso possivelmente tem dinheiro escondido e reservado caso surja alguma emergência, sempre tem um dinheiro reserva, mas que poucos sabem ou ninguém sabe.


Touro é o signo regido por Vênus, está relacionado com o amor, os prazeres da vida e a vida material. Ter Touro na casa 12 pode ser muito difícil praticar o desapego, a pessoa resiste a qualquer tipo de mudança e busca estabilidade, tem um medo inconsciente de perder tudo ou de ir a falência, pode ser que em vidas passadas você tenha sido uma pessoa muito ligada nesses assuntos Venusianos, moda, beleza, estética, romance, dinheiro, economia, procure Vênus no seu mapa para obter mais informações.


Gêmeos

A casa 12, se tratando de uma casa associada a fé, religião, crenças e com Gêmeos aqui dentro, podemos entender que a pessoa pode seguir várias crenças e ter uma curiosidade natural em estudar sobre diversas religiões, Gêmeos é um signo curioso e plural, onde temos Gêmeos é o lugar do mapa onde não iremos nos limitar há apenas 1 coisa só, iremos ser vários, aqui aprendemos a nos multiplicar, por isso é quase impossível para uma pessoa com Gêmeos na casa 12 seguir apenas 1 religião ou 1 crença pelo resto da vida, provavelmente ela estará sempre se atualizando e conhecendo coisas novas, gosta um pouco de tudo.


Essa é uma casa que também representa nossos medos inconscientes e questões cármicas de vidas passadas, esse é um posicionamento de pessoas que podem se autossabotar intelectualmente, já que Gêmeos é um signo inteligente, curioso e carismático, essa pessoa pode não se achar inteligente ou interessante o suficiente, pode ter medo de se comunicar e falar alguma bobagem, medo de errar, medo de parecer desinteressante. Precisa ao longo da vida aprender a ter mais autoconfiança naquilo que ele sabe, naquilo que ele estudou muito para aprender. Segurança na hora de se comunicar e desenvolver ainda mais suas capacidades intelectuais e psíquicas.


Em vidas passadas, essa pessoa pode ter trabalhado com comunicação, foi um jornalista, apresentador, escritor, professor, palestrante, intelectual, pesquisador, cientista ou também pode ter sido um comerciante, muito bom de lábia e sabia convencer os outros a comprar o seu produto.


Procure Mercúrio, o regente de Gêmeos, para obter mais informações.


Câncer

Uma pessoa extremamente sensível, porém somente entre 4 paredes, é uma pessoa que não vai demonstrar sua sensibilidade para qualquer um, até pode ser daquele tipo que chora escondido dentro de um banheiro no meio do horário comercial. Casa 12 em Câncer não vai demonstrar as fraquezas, vai se mostrar forte e seguro de si, uma pessoa bastante determinada e iluminada, porém dentro de si carrega todos os sentimentos do mundo.


Capaz de se conectar com as emoções alheias, grande empatia e compaixão pelos demais, é capaz de sentir o que o outro está sentindo e até se conectar com a energia dos ambientes que frequenta.


Segredos familiares são comuns de existir nesse posicionamento, algo que ainda está oculto ou esteve oculto por muito tempo, algo ligado ao pai ou a mãe principalmente, já que Câncer é um signo maternal ligado a figura materna. Pode ter algum segredo relacionado com a família materna do individuo com esse posicionamento no mapa astral.

Procure a Lua, regente de câncer, no seu mapa para obter mais informações.


Leão

Com Leão na 12ª casa, você provavelmente terá um ascendente em Virgem. Esta colocação permite grandes avanços mentais em toda a sua vida. Tendência para encontrar “culpa” em si mesmo, bem como no mundo. Essa mente também não ajuda você a encontrar a confiança e o orgulho sendo sufocado pela sua casa 12.


Você pode ter medo de ser visto como pretensioso ou superficial. Você trabalha para ser útil e isso pode incluir não sombrear as pessoas ao seu redor; resultando em você “retendo” seus talentos, ou na pior das hipóteses, deixando os outros tomarem crédito por seus talentos. Você pode se desassociar do seu trabalho e ver o trabalho como uma representação de si mesmo, e não o contrário. Ao se concentrar em você como pessoa, ao invés do que você traz à mesa, as inseguranças podem ser despertadas; isso precisa ser trabalhado.


Em vidas passadas, pode ser que você tenha sido uma pessoa arrogante, egocêntrica, e nessa vida com o ascendente em Virgem, você possui mais humildade e praticidade, quer se sentir útil e ajudar todas as outras pessoas, lembre-se que a casa 12 fala sobre as nossas sombras também, um lado oculto, coisas que precisamos trabalhar, o ego é uma coisa muito importante aqui.


Verifique onde você tem o seu Sol no seu mapa natal para obter mais informações, e se possui algum planeta dentro da casa 12.


Virgem

Virgem na 12ª casa provavelmente lhe dará um ascendente em Libra. As pessoas podem te enxergar como uma pessoa graciosa, bonita, atraente e equilibrada, mal sabem elas que viver na sua pele pode ser caótico, precisa tomar cuidado com as paranoias e as criticas exacerbadas em relação a si mesmo.


Alguém assim tão gracioso e charmoso, jamais alguém imaginaria que você se critica tanto e você prefere manter assim, manter as criticas para si mesmo de forma oculta, não quer revelar isso para os outros, além da autocritica, esse posicionamento também pode revelar você julgando os outros secretamente, mentalmente.


Extremamente preocupado com a saúde e corpo físico, levando até a algumas inseguranças. Deve sempre frequentar médicos, fazer exames de rotina para aliviar as preocupações, também é importante seguir uma alimentação regrada, quando está com medo ou inseguro pode perceber que o intestino ou estômago não estão funcionando de maneira normal devido ao stress acumulado por uma autocritica, preocupações com coisas pequenas e paranoias.


Procure Mercúrio no seu Mapa Astral para obter mais informações sobre a sua casa 12 e verifique se você possui algum planeta ocupando essa casa.

Libra

Com a décima segunda casa em Libra você é uma pessoa romântica, porém sente dificuldades em demonstrar seu romantismo assim em público, prefere manter os relacionamentos no privado, é bastante reservado em relação a sua vida amorosa, não é de gritar aos 4 ventos que está namorando ou noivando ou casando ou solteiro. Prefere viver ali no off. Também não é aquele tipo de pessoa que posta mil fotos de casal ou expondo que está sofrendo por amor, tem coisas que é melhor guardar pra si, ainda mais no que diz respeito as suas parcerias e relacionamentos num geral.


Os amores de vidas passadas estarão presentes nessa vida também, grandes reencontros podem acontecer, muitos laços já foram formados em outro tempo e espaço e aqui você está para reencontrá-los para resolver alguma pendência, aprendizado ou quem sabe uma nova chance de ser feliz com alguém que você já amou muito.


Pode parecer forte, sensual, guerreiro, bruto e até distante, porém, é romântico, sensível, dócil. Em vidas passadas provavelmente estava conectado as artes, ao direito, a justiça ou a beleza.


Procure Vênus no seu mapa para obter mais informações.


Escorpião

A décima segunda casa em Escorpião é um lugar interessante, afinal, a casa 12 é a casa dos segredos e Escorpião adora um esconderijo, um signo conhecido por ser misterioso, reservado e guardar muita coisa para si, veja só onde estão os escorpiões, eles se escondem debaixo da terra, podem aparecer em ambientes urbanos, mas sempre escondidos, atrás de janelas, ambientes úmidos, eles sempre acham esconderijos.


Assim é também a casa 12 em Escorpião, aqui temos um esconderijo perfeito para esse signo. São pessoas que podem ter interesse em ocultismo, espiritualidade, magia e sexualidade, porém elas guardam para si esses interesses e fetiches estranhos, não revelam para qualquer pessoa seus interesses por medo do julgamento alheio. Aquelas pessoas que gostam de investigações e ir a fundo nas coisas. Em vidas passadas podem ter sido bruxos, médicos, sexólogos, enfermeiros, terapeutas, cirurgiões, ocultistas...


Podem reprimir suas paixões e seu lado mais agressivo. São intensos, profundos, mas nem todos terão acesso a esse lado, cuidado com o lado vingativo e levar as situações ao extremo, você pode aparentar ser tranquilo, leve, divertido, como se não se importasse com nada, mas a realidade é que você está atento a tudo e todos, bastante observador.


Procure por Marte e Plutão no seu mapa astral para obter mais informações.


Sagitário

Quando a décima segunda casa está em Sagitário, essa pessoa pode ter um medo inconsciente de perder a sua liberdade, ela luta para ser livre, é muito importante nessa vida se sentir confortável, são pessoas que costumam ser bastante confiantes, tem muita fé na vida, podem sempre ver o lado bom, o copo meio cheio.


É difícil uma pessoa com Sagitário na casa 12 não acreditar em nada, mas ao mesmo tempo, pode ser que aconteça caso ela tenha vivido no passado uma vida de fanatismo religioso e até intolerância, então nessa vida ela vai querer escapar disso, vai fugir das religiões e crenças com medo inconsciente de repetir os mesmos erros do passado e se tornar alguém fanático ou intolerante. Pode ter horror aos fanáticos religiosos, luta contra isso, pode se sentir desconfortável em templos, talvez isso traga memórias ou sensações complicadas para o individuo.


Em vidas passadas você pode ter sido um estrangeiro, viajante, guru espiritual, padre, freira, religioso, fanático, intolerante, espiritualista, professor, mestre, intelectual...


Procure por Júpiter no seu Mapa Natal para obter mais informações e não deixe de consultar um astrólogo.


Capricórnio

Quem tem Capricórnio na décima segunda casa, são pessoas que podem esconder a rigidez e o lado perfeccionista. Eles possuem um grande medo inconsciente de se tornar improdutivo e de não alcançar o poder e o sucesso, são pessoas ambiciosas, que trabalham duro para chegar longe, mas não suportariam ter que conviver com o fracasso.


Em vidas passadas podem ter sido trabalhadores, líderes, chefes, donos do próprio negócio, autônomos, figuras de liderança, estavam no topo, ambiciosos, materialistas.


Podem ter medo também de ficar sem dinheiro, ir a falência, as experiências físicas nessa vida são de extrema importância, algumas sensações físicas podem lembrar experiências de vidas passadas. Uma pessoa que se cobra demais, mas não quer demonstrar isso para as pessoas, essa autocobrança extrema pode fazer mal para a sua saúde física e mental.


Busque Saturno para saber mais informações sobre a sua casa 12.

Aquário

Grande empatia pelos menos favorecidos, o grande defensor(a) da causa dos oprimidos. Você é um grande buscador da liberdade, essa pessoa pode se tornar muito ansiosa sobre o seu futuro e é importante buscar orientação espiritual para diminuir as preocupações da vida.


O desapego é de extrema importância e você está sempre buscando se desapegar de tudo e todos, ser independente e se desprender de tudo aquilo que não contribui com a sua liberdade, pode ser difícil fazer amizades verdadeiras.


A décima segunda casa em Aquário fala de uma morte estressante que aconteceu em nossa vida passada.


Quem tem Aquário na 12 costuma encontrar a espiritualidade através da tecnologia, da astrologia, tarot, diferentes tipos de oráculos e templos pouco frequentados. Aquário está na multidão, porém sempre seguindo uma direção contrária em relação as crenças, religião e espiritualidade.


Procure Saturno e Urano para obter mais informações.


Peixes

São pessoas que podem aparentar serem muito corajosas, fortes e decididas, de fato elas são tudo isso, são pessoas dotadas de muita coragem. Porém elas escondem uma grande sensibilidade. Seu lado vulnerável está ali, oculto dentro da casa 12.


Esse é um posicionamento de pessoas que tem muita empatia pelos menos favorecidos, gostam de ajudar os outros, querem viver num mundo melhor, são pessoas que sentem a energia dos lugares e das pessoas com facilidade, buscam sempre ajudar o próximo, acabam se protegendo porque não querem que ninguém saiba de seu lado doce, tem medo dos aproveitadores.


Mas, acaba mostrando seu lado doce e sensível para pessoas das quais eles possuem mais intimidade, familiares e amigos próximos. Adoram ficar sozinhos, precisam desse tempo de isolamento para poder recarregar suas energias, também possuem muita fé na vida, sempre acreditam em algo, podem ter alguma religião ou apenas acreditar em Deus ou numa força maior. Em vidas passadas foram místicos, religiosos, bruxos, espiritualistas, sensíveis...


Procure por Júpiter e Netuno no seu Mapa Natal para obter mais informações e não deixe de consultar um astrólogo.


_____


A categoria "AstroTelas" traz quinzenalmente reflexões sobre a astrologia e temas afins. Vamos entender um pouco melhor como os astros afetam nossa vida e como podemos participar ativamente desse processo.

bottom of page