top of page

Clipes caseiros e participação de fãs são tendências da quarentena

Karin Hils lançou o videoclipe do seu single Pra Você Ficar neste sábado (11). Mas a novidade em si não é a estreia do clipe — a cantora gravou tudo por conta própria, de forma amadora, enquanto fica em casa devido à quarentena voluntária em combate ao novo coronavírus.


E a ex-rouge deixou claro que apoia a campanha #FiqueEmCasa: “foi feito totalmente em casa, pois assim estou e assim que devemos todos ficar”, escreveu a artista em post no Instagram.



Karin não é a primeira cantora a “aceitar” o isolamento social e reinventar sua arte em um período tão atípico. Muito se tem falado sobre a nova moda das lives de música, mas há outras alternativas inéditas. A banda indie Thao & The Get Down Stay Down, de Oakland (Estados Unidos), gravou o videoclipe da música Phenom no Zoom, programa de videoconferência que ganhou popularidade no país com o home office.


O clipe foi feito de maneira remota, sem nenhum dos integrantes se encontrar fisicamente, e conta com dança sincronizada. A banda lançará seu quinto álbum Temple dia 15 de maio.



Enquanto Lady Gaga vai na contramão adiando o lançamento do seu novo álbum Chromatica, Charli XCX já anunciou que tem um CD em produção inspirado na quarentena. Com estreia prevista para 15 de maio, a artista britânica tem feito videoconferência com fãs para compartilhar demos de músicas e pedir opiniões.



Charli XCX lançou nesta quinta-feira (9) a música Forever, primeiro single do álbum How I’m Feeling Now, feito durante a pandemia. Antes da apresentação oficial no YouTube e outras plataformas de streaming, a cantora fez enquetes com os fãs no Twitter e no Instagram para escolher a foto de capa do single.



A participação dos fãs na elaboração do álbum continua, e Charli XCX anunciou planos para produzir um videoclipe para Forever a partir de gravações caseiras. A artista publicou uma série de instruções nas redes sociais, para que interessados/as se filmem e possam aparecer no clipe do single.


Vale lembrar que a produção de fãs também pode ser usada por artistas para fazer “promoções gratuitas”. O Instagram lançou no mês passado uma campanha para incentivar o uso do Cenas, ferramenta de edição de vídeos curtos da rede social de foto. O projeto consiste em se gravar com o Cenas seguindo instruções dos artistas e, depois, publicar no Instagram com menção às contas da campanha.


O prazo para envio de gravações é até o fim de abril. Os videoclipes serão lançados em maio no TVZ e, posteriormente, serão postados no IGTV dos artistas. Participam da campanha Ludmilla (para gravar o clipe de Espelho), Larissa Manoela (com a música Desencosta) e a banda Melim, com Peça Felicidade.


___

Com atualizações diárias, a categoria 'Notícias' é para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece com as mulheres (e para as mulheres) dentro do mundo da cultura.


bottom of page