top of page

Billie Eilish estreia nova turnê com vídeo polêmico

Billie Eilish fez o primeiro show da turnê “Where Do We Go? World Tour” na segunda, 9, em Miami (EUA) e impressionou com a maior estrutura até agora. A noite também foi marcada pelo vídeo no telão que apresenta a cantora tirando as típicas roupas largas que usa e ficando só de sutiã enquanto critica os padrões impostos às mulheres.

Billie estreia sua turnê mundial em Miami, EUA. Foto: Kevin Mazur

O vídeo repercutiu nas redes sociais com o apoio dos fãs, que elogiaram o fato de Billie usar seu show como uma plataforma para falar da pressão estética. O discurso mostra uma jovem confiante quanto ao corpo e estilo mesmo em meio a tantas críticas que recebe e deixa claro seu posicionamento:


“O corpo no qual eu nasci, ele não é o que você queria? Se eu visto o que é confortável, eu não sou uma mulher. Se eu tiro minhas camadas, eu sou uma vagabunda. Apesar de você nunca ter visto meu corpo, você ainda o julga e me julga por ele. (...) O meu valor é baseado apenas na sua percepção? Ou a sua opinião sobre mim não é minha responsabilidade?”


Mas o vídeo dividiu opiniões na internet. Alguns internautas criticaram o fato da cantora ter levantado essas críticas sendo uma mulher branca magra em um vídeo tirando a roupa. Além disso, ressaltaram o uso do discurso já pregado em entrevistas anteriores de que, por nunca terem visto o corpo dela, não teriam direito de julgar.


Veja na íntegra a tradução do texto:

Você tem opiniões sobre minhas opiniões, minha música, minhas roupas, meu corpo. Algumas pessoas odeiam o que eu visto. Algumas pessoas exaltam. Algumas usam para criticar outras. Algumas usam para me criticar. Mas eu sinto vocês olhando, sempre, e nada que eu faça passa despercebido. Então enquanto eu sinto seus olhares, sua desaprovação ou o seu suspiro de alívio, se eu vivesse por eles, eu nunca seria capaz de me mover.
Você gostaria que eu fosse menor? Mais fraca? Mais suave? Mais alta? Gostaria que eu ficasse quieta? Meus ombros provocam você? Meu peito? Eu sou minha barriga? Meus quadris? O corpo no qual eu nasci, ele não é o que você queria?
Se eu visto o que é confortável, eu não sou uma mulher. Se eu tiro minhas camadas, eu sou uma vagabunda. Apesar de você nunca ter visto meu corpo, você ainda o julga e me julga por ele. Por quê? Você faz suposições sobre as pessoas baseadas no tamanho delas. A gente decide o que eles significam. Se eu usar mais, quem decide o que me faz? O que isso significa? O meu valor é baseado apenas na sua percepção? Ou a sua opinião sobre mim não é minha responsabilidade?

A turnê “Where Do We Go? World Tour” de Billie Eilish vem ao Brasil em maio de 2020, em São Paulo (30/05) e Rio de Janeiro (31/05) e ainda tem ingressos disponíveis.


___


Com atualizações diárias, a categoria 'Notícias' é para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece com as mulheres (e para as mulheres) dentro do mundo da cultura.

bottom of page