Rock in Rio: tudo sobre as artistas do Palco Mundo

Faltam só duas semanas para o Rock in Rio que, pela primeira vez, vai contar com um dia só de mulheres no Palco Mundo. Legal, né? Mas, nos outros seis dias de festival, a presença de artistas femininas - ou não masculinas - é reduzida a quase zero. Com várias apresentações só de homens no line-up, temos ao todo oito mulheres e uma pessoa não-binárie - dessas, só duas são negras.


A gente já falou aqui sobre como festivais de música são lugares extremamente machistas e racistas e, em pelo 2022, isso parece não ter mudado muito. Para valorizar as cantoras, rappers e musicistas que estão marcando presença e tornando o Rock in Rio menos masculino, separamos um pouco mais sobre cada uma dessas 9 artistas. Confira!



Iza


A brasileira sempre sonhou em se apresentar no Palco Mundo do Rock in Rio e fez um texto emocionante quando foi anunciada. Além de ser a única brasileira negra da lista, Iza será a primeira mulher a se apresentar em 2022 - já que tanto os dias 2 e 3 do festival serão apenas com apresentações de homens. Bizarro, né? O seu último lançamento foi com a música "Fé", que fala sobre sua resiliência e resistência para chegar onde chegou!


Quando? 4 de setembro, domingo.

Músicas para ouvir: "Dona de Mim", "Gueto", "Sem Filtro"


Demi Lovato


Demi Lovato é uma pessoa não-binárie que, recentemente, voltou a adotar os pronomes femininos. A cantora de 30 anos lançou na última sexta-feira (19) seu 8º álbum de estúdio, "Holy Fvck", que mostra o retorno de Demi para o ritmo de rock, que marcou seus primeiros anos de carreira em 2008 e 2009. Lovato tem muitos fãs no Brasil e é a primeira vez que ela se apresenta no Rock in Rio.


Quando? 4 de setembro, domingo.

Músicas para ouvir: "Skin of My Teeth", "Confident", "Here We Go Again"


Melissa Reese do Guns N' Roses


Melissa é a única integrante feminina da banda do rock dos anos 80, que conta com alguns dos maiores nomes do gênero, seno formada por Axl Rose, Slash, Duff McKagan, Richard Fortus, Frank Ferrer e Dizzy Reed. Ela fez sua primeira apresentação com a banda em 2016, sendo tecladista, backing vocal e tocando também o sintetizador. Além do show no Rock in Rio, o Guns N' Roses fará várias apresentações pelo Brasil.


Quando? 8 de setembro, quinta-feira.

Músicas para ouvir: "Sweet Child O' Mine", "Don't Cry", "November Rain"


Victoria de Angelis do Måneskin


Victoria é a baixista do quarteto italiano, que ganhou fama em todo mundo após viralizar com o hit "Beggin'". Porém, o Måneskin já mostrou que não é banda de um single só, tendo várias outras músicas que conquistaram os fãs brasileiros. O grupo participou do X-Factor em 2017 e ganhou o importante Festival de Sanremo, na Itália, em 2021. O Rock in Rio é a 1º apresentação deles no Brasil.


Quando? 8 de setembro, quinta-feira.

Músicas para ouvir: "Beggin'", "Zitti e Buoni", "I Wanna Be Your Slave"


Camila Cabello


Camila já veio no Brasil antes, mas o Rock in Rio será sua 1ª apresentação solo na capital carioca. Antes, a cantora fez show com o Fifth Harmony, girlgroup que fazia parte desde que participou do X Factor USA. Cabello consegue misturar o pop com as suas origens latinas - ela é cubana e morou no México por alguns anos -, tendo um estilo único, que faz sucesso em vários países. Seu último álbum, "Familia", foi a prova disso.


Quando? 10 de setembro, sábado.

Músicas para ouvir: "Havana", "Don't Go Yet", "Bam Bam"



Dua Lipa


A cantora é a única headiner feminina de todo o Rock in Rio. Ela está no dia das mulheres e foi um dos shows mais procurados do festival. A britânica vai trazer a turnê "Future Nostalgia" para o Brasil, com base no seu último álbum de sucesso, ganhador do Grammy de "Álbum do Ano", em 2021. Seu hit "Don't Start Now" também viralizou ao virar tema do "BBB20". O Brasil estava esperando esse show!


Quando? 11 de setembro, domingo.

Músicas para ouvir: "Don't Start Now", "Levitating", "New Rules"


Megan Thee Stallion


A rapper bombou com o hit "Savage", que fez muito sucesso no TikTok. Ao longo dos últimos anos, a estadunidense já trabalhou com grandes nomes da música como BTS, Normani e a própria Dua Lipa, com a faixa "Sweetest Pie". Megan também chamou atenção sobre os abusos de gravadoras, que tentam limitar seus artistas, para aumentar os lucros.


Quando? 11 de setembro, domingo.

Músicas para ouvir: "Savage", "Don't Stop", "Cry Baby"


Rita Ora


Rita Ora é uma artista kosovar-albanesa, que lançou seu álbum de estreia em 2012. Na época, os singles "R.I.P" e "How We Do" fizeram muito sucesso no Reino Unido, onde vive atualmente. Ela já foi treinadora no "The Voice UK" e já participou da trilha sonora de "50 Tons de Cinza", com a faixa "For You", ao lado o ex-One Direction, Liam Payne.


Quando? 11 de setembro, domingo.

Músicas para ouvir: "Let You Love Me", "Anywhere", "I Wil Never Let You Down"


Ivete Sangalo


Veterana no Palco Mundo, Ivete Sangalo retorna como a atração nacional no dia de Dua Lipa. A cantora brasileira despensa apresentações, sempre marcando um lugar no festival. Ivete leva seus hits já conhecidos por todos do país e é um dos nomes mais indicados para animar a plateia, que se encontra em setembro na Barra da Tijuca.


Quando? 11 de setembro, domingo.

Músicas para ouvir: "Quando a Chuva Passar", "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", "Sorte Grande"

____


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia à toa em casa.