top of page

RBD nas plataformas: confira os números e recordes da primeira semana

O retorno da discografia do RBD às plataformas digitais quebrou recordes nesta semana. O sexteto mexicano, que foi um fenômeno na música latina na primeira década do século, colocou diversas músicas entre as mais tocadas em plataformas digitais como Spotify, YouTube e Apple Music.


Na época de formação do grupo, entre 2004 e 2009, eles lançaram nove álbuns de estúdio, em espanhol, inglês e português. No total, Alfonso, Anahí, Christian, Christopher, Dulce e Maite venderam mais de dez milhões de cópias em apenas cinco anos.


O álbum “Nuestro Amor” (2005) conquistou Disco de Platina após sete horas de lançamento no México. Já a turnê pelo Brasil em 2006 é considerada a maior de um artista estrangeiro até hoje. Nessa ocasião, se tornaram o primeiro artista hispano a lotar o Maracanã como artista principal.


O RBD foi um grupo formado por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Alfonso Herrera. Originário da novela REBELDE (Televisa - 2004), o sexteto se separou em 2009, deixando uma legial de fãs pelo Brasil e pelo mundo.

O retorno do grupo às plataformas em 2020 possibilita recordes em um cenário distinto de consumo de música. No lugar das versões físicas de CD, os números das plataformas musicais ditam o que faz ou não sucesso. Confira os números da primeira semana do RBD nas plataformas digitais:


Recordes no Spotify


A playlist “This Is RBD” se tornou a mais seguida em apenas 24 horas, com 175 mil seguidores. A marca ultrapassou o recorde do grupo sul-coreano de k-pop BTS, que era de 125 mil. Além disso, a Universal Music divulgou outros recordes conquistados pela banda nesta terça (8). Confira:


  • No dia do lançamento, o RBD foi o artista mais tocado simultaneamente em nível global

  • O maior número de faixas de um mexicano no Top 200 do Spotify Global.

  • “Sálvame” é a melhor estreia de um artista de língua espanholas no Top 200 Global.

  • O maior número de faixas de um artista de língua espanhola no Top 200 do Brasil.

  • O maior número de faixas de um artista mexicano no Top 50 do Spotify México.

  • 21 faixas, sendo três delas nos 10 primeiros lugares no Top 50 Viral Global.

  • 39 faixas, sendo nove delas nos 10 primeiros lugares no Top 50 Viral do Brasil.

  • 24 faixas, sendo oito delas nos 10 primeiros lugares no Top 50 Viral do México.


Além do México e do Brasil, o RBD também emplacou músicas entre as 200 mais ouvidas em 13 países: Bolívia (6 músicas), Chile (9), Colômbia (23) , Costa Rica (10) , Equador (23), El Salvador (17), Guatemala (9), Honduras (12), Nicarágua (17), Panamá (12), Paraguai (11), Peru (24) e República Dominicana (24).



Além de “Sálvame”, as faixas "Sólo Quédate en Silencio", "Rebelde", "Nuestro Amor", "Ser o Parecer", "Un Poco de tu Amor", "Enséñame", "Este Corazón", "Aún Hay Algo", “Tu Amor” e “Empezar Desde Cero” estão na lista das preferidas do público.


Atualmente, o Spotify Brasil registra 44 faixas do grupo no TOP 50 Viral, fazendo com que eles quebrassem o recorde divulgado pela própria gravadora. Já no TOP 50 Viral Global, a banda mantém dez faixas na lista.



Músicas mais ouvidas


A Universal Music está satisfeita com a repercussão das músicas do grupo após doze anos de extinção. De acordo com os números da gravadora, o grupo colocou nove faixas no TOP 200 Global do Spotify.


  1. #110 – Sálvame

  2. #124 – Sólo Quédate En Silencio

  3. #130 – Rebelde

  4. #138 – Nuestro Amor

  5. #161 – Ser O Parecer

  6. #185 – Un Poco De Tu Amor

  7. #192 – Enséñame

  8. #193 – Este Corazón

  9. #195 – Aún Hay Algo

Já na Apple Music, o grupo atingiu o TOP 100 em 11 países. As músicas que se destacaram foram as dos álbuns “Rebelde” (2004) e “Nuestro Amor” (2005), sendo o single “Sálvame” o mais executado.



Videosclipes atingem 10 milhões de views


O RBD acumulou 10,1 milhões de reproduções em seus vídeos no novo canal oficial do grupo no YouTube. O Brasil foi o país que deu visualizações ao grupo, seguido por México, Colômbia, Peru e Estdos Unidos.


Três cidades brasileiras ainda aparecem no TOP 10 de cidades que mais escutaram a banda ao redor do mundo no YouTube. São Paulo, com 313 mil views, Rio de Janeiro, com 156 mil, e Fortaleza com 75,5 mil.


Sálvame é a o videoclipe com mais visitas nesse período, com mais de um milhão de views. “Solo Quédate En Silencio”, “Rebelde” e “Nuestro Amor” também se destacam.




Impacto positivo nas carreiras solos


O retorno da discografia às plataformas também impulsionou os números das carreiras solos do ex-integrantes. Anahí, Christian Chávez, Dulce Maria e Maite Perroni viram seus ouvintes mensais no Spotify multiplicarem.


Maite Perroni, que já era a mais ouvida na plataforma, saltou de 900 mil para quase quatro milhões. A cantora não via números semelhantes desde 2017 quando lançou o single “Loca”, em parceria com Cali y el Dandee.


Já Anahí, Dulce María e Christian Chávez ultrapassaram a marca de três milhões de ouvintes mensais na plataforma pela primeira vez.


____

Com atualizações diárias, a categoria "Notícias" é para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece com as mulheres (e para as mulheres) dentro do mundo da cultura

bottom of page