O que é astrocartografia?

Astrocartografia é uma ferramenta astrológica de autoconhecimento que promove mudanças da vida por meio de viagens, unindo o seu mapa natal com o mapa mundi. É uma técnica desenvolvida pelo astrólogo geminiano Jim Lewis, nascido dia 5 de junho de 1941 em Yonkers, Nova York. Por meio da astrocartografia podemos identificar como cada lugar que vamos tem uma energia planetária predominante e como isso vai influenciar a experiência que teremos naquele local.


Foto: Pinterest/Map Republic

Em cada lugar do mundo, cada país e cidade, temos uma linha planetária passando por lá, que são nossos planetas angulares quando fazemos a relocação do nosso mapa natal. Dependendo do planeta que você tem em determinado lugar, você vai sentir a influência dessa energia. Por exemplo, se você tem a linha da lua passando por Roma, Itália, provavelmente você vai se sentir muito em casa e querer morar lá, pois a Lua está relacionada à maternidade, ao lar e às emoções.


Se você tem Netuno, o planeta dos sonhos e fantasias, passando por Salvador, pode ser que você fique muito mais intuitivo e sensível, que desperte sonhos antigos e que você sinta uma sensação de “estar sonhando acordado”. É claro que temos que analisar onde você tem Netuno no seu mapa natal, como você lida com essa energia e precisamos analisar também se esse Netuno na astrocartografia está no ascendente/descendente ou meio do céu/fundo do céu. Tudo isso faz uma enorme diferença na interpretação. Por exemplo, se a linha planetária de Netuno que passa por Salvador está no Meio do Céu (casa 10), você vai sentir essas transformações e insights diretamente na área da sua carreira. Ou seja, pode ser que você descubra um novo hobby, sinta que deva fazer algo diferente ou desenvolva um trabalho na área artística. Netuno tem muita relação com a arte e espiritualidade.


A astrocartografia também pode ser usada para desbloquear várias questões através das viagens. Elas podem ser um método de cura e descobertas. Por exemplo, você sempre quis ser mãe, mas ainda tem medo ou receio de engravidar ou está tendo muita dificuldade na concepção. Seria recomendado você viajar para um lugar em que a fertilidade esteja em alta, como as linhas da Lua. Você pode verificar na sua Casa 5 (a casa dos filhos no mapa natal), qual é o planeta regente ou se você tem algum outro dentro daquela casa, e aí, viajar para a linha planetária daquele planeta. Ou seja, se você tem Mercúrio na Casa 5, eu recomendaria viajar para algum lugar onde passa a linha de Mercúrio.


Outro exemplo, imagine que você quer casar ou entrar num relacionamento sério, mas faz muito tempo que não sente atração por ninguém e possui baixa autoestima. Nesse caso, eu recomendaria que você fosse para as linhas de Vênus, o planeta do amor e da beleza. Sempre ouço relatos de pessoas que se apaixonaram quando estavam viajando pelas linhas de Vênus ou estavam se sentindo muito mais bonitas, a autoestima estava elevada. Também já escutei histórias de pessoas que viajaram para lugares venusianos e acabaram atraindo pessoas muito bonitas para se relacionar, ou pessoas envolvidas com a arte - como músicos, atores, modelos...


Importante lembrar que não é necessário se deslocar para outros lugares do mundo para sentir aquela energia planetária, na astrocartografia existe também a técnica de ATIVAÇÃO REMOTA, ou seja, você pode sentir aquela energia de determinado país através de objetos que tenham vindo daquele lugar, imagens, fotografias, desenhos, sensações, vídeos daquele lugar e também entrando em contato com pessoas que vieram de lá, então, por exemplo, se você tem a sua linha de Vênus passando por Gold Coast na Austrália, mas infelizmente não tem a oportunidade de ir, você pode se sentir afetado por isso quando conhecer uma pessoa australiana que nasceu lá ou por um objeto de lá, muita gente se apaixona por estrangeiros que nasceram na sua linha de Vênus e até acabam se casando, mesmo sem ter ido visitar aquele lugar, são coisas que só a astrologia explica e histórias que eu ouço que me fazem ter mais certeza de como essa técnica funciona de maneira tão inteligente e única.


A área da astrocartografia ainda não é muito conhecida no Brasil, por isso, não possui nenhum registro de literatura sobre o tema em português. Além disso, são poucos os livros que existem em inglês, mas isso está mudando e, lentamente, a técnica de Jim Lewis está sendo difundida por todo o mundo. Estão surgindo muitos profissionais capacitados nessa área e pessoas procurando astrólogos que realizem esse tipo de serviço porque pretendem mudar de cidade ou país ou, ainda, porque estão pensando em fazer um intercâmbio ou uma simples viagem de férias... Os motivos são infinitos. E podemos perceber que esse tema está se tornando mais conhecido no Brasil pela quantidade de páginas nas redes sociais que estão publicando sobre esse universo. Isso tem acontecido nos últimos 3 anos, eu diria, então é tudo muito recente.


A certificação internacional para trabalhar com astrocartografia é oferecida pela instituição Continuum. A associação é responsável por levar adiante todo o legado do criador da técnica, Jim Lewis. No momento, apenas duas astrólogas brasileiras possuem essa certificação, a Isabella Mezzadri, de São Paulo, e a Maria Eunice Sousa, de Cuiabá, ambas seguem a astrologia moderna. No site da Continuum você pode encontrar uma lista com os nomes de todos que possuem a certificação.


Há outros cursos profissionalizantes e certificações. No caso da Continuum, o processo para conseguir o certificado é assistir alguns seminários, ler os livros que eles recomendam e pagar para realizar a prova que é oferecida em 2 épocas do ano e custa em média U$120/130. Aqui no Brasil há um outro curso profissionalizante oferecido pela tradicional escola de astrologia Regulus, na Zona Sul de São Paulo. O curso é ministrado pelo astrólogo tradicional Henrique G. Wiederspahn, eu participo das aulas, que podem ser feitas presencialmente ou online, e recomendo muito.


_____


A categoria "AstroTelas" traz quinzenalmente reflexões sobre a astrologia e temas afins. Vamos entender um pouco melhor como os astros afetam nossa vida e como podemos participar ativamente desse processo.