top of page

Melhores do Ano pelo Telas: Lives

Para terminar nossa temporada de premiações, não podíamos deixar de fora o maior fenômeno da quarentena: as famosas lives. Como uma espécie de alternativa aos shows, elas tomaram conta da internet no Brasil e no mundo e ocuparam todas as plataformas e casas. Era live no YouTube, no Instagram, na Twitch e, mais recentemente, em sites pagos. Além disso, tinha todo tipo de cenário: sala dos famosos, jardim, casa de praia, estúdio fechado. Fora as lives com parcerias que permitiram juntar pessoas que talvez nunca imaginaríamos ver juntas. E, com isso, decidimos eleger as melhores lives de 2020. Porque sabemos que saturou, mas é impossível você ter passado a pandemia ser ver, pelo menos, uma live. E, de novo, vale lembrar: é sem ordem específica.



Menção especial: Teresa Cristina


Falar de 2020, pandemia, música e live sem falar da carioca Teresa Cristina é realmente impossível. A sambista, que já era reconhecida como importante intérprete do gênero, ganhou um público ainda maior. Teresa foi a nossa companheira oficial de noites e madrugadas solitárias ao fazer lives diárias com convidados como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Marisa Monte e Simone Mazzer. A artista mostrou como a arte é importante em momentos dificeis como o que estamos vivendo atualmente. E o reconhecimento, claro, veio de diferentes formas. Ela ganhou o primeiro patrocínio da carreira, foi capa da Vogue em julho e foi eleita uma das cariocas do ano pela revista Veja.

Ivete Sangalo em Casa


As outras artistas que me desculpem, mas nada supera a live feita por Veveta em Abril de 2020. Pra quem não acompanhou, no dia 25 de Abril, a cantora Ivete Sangalo fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, na Multishow e alguns momentos na TV Globo. De pijama, na sala de sua casa, ao lado do marido e do filho mais velho e com uma plateia super especial composta pelos brinquedos de seus pequenos, Veveta entrou na nossa casa e animou a nossa noite. Foi impossível ficar parado ao som dos maiores sucessos da carreira da nossa rainha, ainda mais diante de tanto carisma e simpatia que só Ivete Sangalo tem. Sem dúvidas, a melhor live do ano!


Marília Mendonça - #TodosOsCantosDeCasa


O sertanejo se consagrou na quarentena com as lives musicais. Muitos críticos apontaram isso como algo esperado, já que o gênero costuma lançar apenas de álbuns ao vivo de shows e clipes de concertos, em vez de vídeos musicais ou CDs de estúdio milimetricamente planejados. Então não foi surpresa a Marília Mendonça, ninguém menos que a cantora mais escutada do ano por brasileiros no Spotify, fazer uma live de arrebentar cantando ao vivo. #TodosOsCantosDeCasa acumulou 2,21 milhões de visualizações no YouTube e foi uma das transmissões mais assistidas em 2020. Detalhe: outra apresentação de Marília, a #LiveLocalMariliaMendonca, foi a live mais assistida do mundo no YouTube. Saca só o poder.



RBD - Ser O Parecer Live

2020 foi um ano de fortes emoções para os fãs do sexteto mexicano RBD, que se separou no final de 2008. Com o início da pandemia em março, relatamos o pedido dos fãs por uma live. Depois, presenciamos a chegada da discografia oficial da banda nas plataformas digitais e, em novembro, o single inédito “Siempre He Estado Aqui”. Mas a cereja do bolo ficou para a última semana do ano, pois depois de 12 anos, Anahí, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann se reuniram para quebrar mais um recorde: fazer a live paga mais vendida na América Latina. Com visual futurista, novas melodias e muita nostalgia, eles apresentaram tudo o que os fãs pediram e sucessos, como “Bésame Sin Miedo”, “Nuestro Amor” e “Quédate en Silencio”.


Dua Lipa - Studio 2054

Acho que podemos concordar que Dua Lipa dominou o cenário pop em 2020, né? Infelizmente o Future Nostalgia foi lançado logo no começo da quarentena e não pudemos ter uma turnê para aproveitar, mas isso não impediu a cantora de se adaptar. No começo, Dua já estava inovando nas apresentações à distância com fundos verdes, mas aí veio o Studio 2054. Seguindo a mais recente onda de lives pagas, a britânica entregou um show completo cheio de dança, clima de boate dos anos 80 e muitas parcerias de peso. Sim! Teve a presença de Miley Cyrus, Angèle, Kylie Minogue, FKA Twigs e até mesmo Elton John! Como foi paga, infelizmente não podemos mais ver. Só nos resta lembrar e torcer para os shows presenciais poderem voltar a acontecer!


Taylor Swift no One World Together at Home

Uma das primeiras lives feitas durante o período de isolamento, o Festival One World Together At Home reuniu grandes e importantes nomes da música em um evento online que teve oito horas de duração. Organizado por Lady Gaga em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a ONG Global Citizen, o festival arrecadou cerca de US$ 127,9 milhões para ajudar no combate ao coronavírus. Foram diversas apresentações de artistas ao redor de todo mundo – até a Anitta fez uma pequena participação – mas, com certeza, a performance mais tocante foi a de Taylor Swift cantando Soon You Get Better. Diretamente da sua casa, a cantora apresentou uma versão no piano da música que foi escrita em homenagem à mãe dela que enfrenta uma luta contra o câncer há alguns anos. Super emocionante :’(



Gil e Iza - As canções de Gilberto Gil


Quem diria que a junção da composição e musicalidade de Gilberto Gil com a potente voz de Iza daria tão certo? A live que trouxe os dois artistas aconteceu em 20 de junho e, até hoje, já contabiliza mais de 1,5 milhão de visualizações. O projeto foi uma iniciativa da Mastercard para coletar dinheiro no combate à fome no Brasil. No repertório da apresentação, que aconteceu na casa de Gil, no Rio de Janeiro, estão músicas famosas do compositor, como “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir” e ainda tem cover - a versão em português “No woman, no cry”, feita pelo artista, e “Three little birds”, também de Bob Marley.



____

Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.


bottom of page