top of page

Lista: 6 filmes e séries brasileiras protagonizadas por mulheres na Netflix

Ainda estamos no Mês da Mulher e que tal assistir filmes e séries brasileiras protagonizadas por mulheres? O catálogo da Netflix, principal plataforma de streaming, apresenta ótimas produções audiovisuais realizadas em nosso país com mulheres nos papéis principais. Confira detalhes de seis delas:

Protagonistas de "Coisa Mais Linda", série da Netflix. (Foto: Divulgação)

Aquarius (2016)


Em “Aquarius”, Sonia Braga interpreta Clara, uma jornalista aposentada de 65 anos, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um antigo apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde pôde criar seus filhos e viver boa parte de sua vida. Porém, responsáveis por uma construtora, que estão interessados em fazer um novo prédio no espaço, conseguem adquirir quase todos os apartamentos do prédio, exceto o dela. E ainda que não queira vendê-lo por diversos motivos, ela sofre várias formas de ameaça por parte dos agentes da construtora.


O longa dirigido por Kleber Mendonça e distribuído pela Vitrine Filmes recebeu ótimas críticas da imprensa nacional e internacional, além de Sonia ter recebido indicações e prêmios pela ótima atuação. Confira o trailer:


Como Nossos Pais (2017)


O filme acende o debate da pressão sobre as mulheres e tem como protagonista a atriz Maria Ribeiro, interpretando Clarice. Ela quer ser uma mulher perfeita em todas suas faces: como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Quanto mais tenta acertar, mais tem a sensação de estar errando. Ela se vê pressionada pela mãe intelectual e as filhas pré-adolescentes, precisando ser engajada, moderna e onipresente, sem falhas e vontades próprias.


O filme, que foi distribuído pela Imovision, teve direção da experiente Laís Bodanzky. Tanto Maria quanto Laís receberam ótimas críticas pelos seus papéis.


Samantha! (2018 – 2019)


Samantha! foi a primeira série de comédia produzida pela Netflix no Brasil. Ela narra a vida da criança mais amada do Brasil nos anos 1980, mas que foi esquecida após entrar na adolescência. Agora, uma mulher adulta, tenta retornar aos holofotes com planos absurdos, com a ajuda do seu produtor, marido e filhos. Possui 14 episódios divididos em duas temporadas.


A série protagonizada pela talentosa Emanuelle Araújo recebeu grande divulgação, ganhando projeção internacional. É uma criação de Felipe Braga e tem atuação de Douglas Silva, Daniel Furlan e outros.


Coisa Mais Linda (2019)


A série se passa na São Paulo do final da década de 50. Maria Luiza (Maria Casadevall) é uma moça conservadora e completamente dependente do seu pai e marido, que foge para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante. Ela segue os rastros do homem, mas acaba transformando o restaurante em uma casa noturna. A vida dela muda e ela descobre um novo mundo em terras cariocas junto a mulheres feministas e liberais.


Além das atuações de Maria Casadevall, Patrícia Dejesus, Fernanda Vasconcellos e Mel Lisboa, a trilha baseada na Bossa Nova também foi muito elogiada. A série é uma criação de Heather Roth e Giuliano Cedroni.


Temporada (2018)


O filme acompanha a vida de Juliana (Grace Passô), mulher que se muda do interior do estado de Minas Gerais, onde vivia com o marido, para Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ela começa a trabalhar como agente de combate a endemias e vê sua vida recomeçar devido a situações pouco usuais, novas pessoas e brigas com o marido.


“Temporada” foi o grande vencedor do Festival de Brasília no seu ano de lançamento, levando cinco candangos. A atuação da premiada Grace Passô e o trabalho do diretor André Novais Oliveira foram elogiados.


Onisciente (2020)


Os seis capítulos série está fresquinha no streaming. A produção original da Netflix estreou em 29 de janeiro deste ano e conta a história de uma cidade peculiar, onde os cidadãos são monitorados durante as 24 horas do dia. É nesse cenário que uma mulher precisa enganar seu drone de vigilância para investigar um assassinato.


Quem estrela a série é a atriz Carla Salle. Sandra Corveloni e Jonathan Haagensen também estão no elenco. Tem os mesmos produtores de 3%, Pedro Aguilera e Tiago Mello.

____


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.

bottom of page