Hollywood se reinventa no combate à Covid-19 e retoma gravações

As autoridades do estado da Califórnia, onde está localizado Hollywood, aprovaram nesta sexta-feira (5) uma série de medidas de higiene para que as gravações retornem de maneira segura diante da ameaça de contágio do novo coronavírus. O novo regulamento foi sugerido pela Aliança de Produtores de Filmes e Séries de TV no começo da semana e, conforme aprovado, determina que as filmagens podem começar a partir da próxima sexta-feira (12).


Dentre os critérios para retomar as gravações, é preciso que os estúdios de produção obtenham aprovação do Departamento de Saúde da Califórnia, além de realizar frequentes testes de Covid-19 e checagens de sintomas. A força-tarefa por trás das diretrizes são Walt Disney, Netflix, AT&T, Warner Bros, NBCUniversal, e os sindicatos SAG-AFTRA (Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio), IATSE (Aliança Internacional de Teatro e Funcionários de Palco) e Directors Guild of America (sindicato que defende pautas pertinentes a diretores do cinema e da TV).


Foto: Reprodução

Outras medidas de higiene são a digitalização de roteiros, para evitar o compartilhamento de folhas entre membros da equipe, e a desinfecção constante dos equipamentos para gravação. As filmagens pararam no mundo todo por volta de março, diante da expansão da pandemia de Covid-19, e outras locações famosas — além de Hollywood — também dão sinais de que voltarão em breve à produção cinematográfica.


O jornal inglês The Guardian anunciou no fim de maio que a previsão é que as gravações de filmes como Animais Fantásticos 3, o live-action A Pequena Sereia, a segunda temporada da série da Netflix The Witcher e o próximo filme do Batman voltem ainda em junho. O governo britânico, junto aos órgãos da área da saúde, concordaram em um conjunto de regras de segurança (semelhantes ao da Califórnia) desenvolvido pela British Film Commission e pelo British Film Institute, que apoiam o distanciamento físico e outras medidas que previnem o contágio do novo coronavírus.


Já na Nova Zelândia, país citado como exemplo internacional no combate à Covid-19 sob liderança da primeira-ministra Jacinda Ardern, as filmagens da sequência do filme Avatar voltaram a todo vapor nesta semana de junho. A produção foi interrompida por dois meses, mas o diretor James Cameron garante que as datas de estreia se mantêm: Avatar 2 será lançado 17 de dezembro de 2022. Avatar 3 está previsto para 2023, Avatar 4 para 2025 e Avatar 5 para 2027.

___



Com atualizações diárias, a categoria 'Notícias' é para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece com as mulheres (e para as mulheres) dentro do mundo da cultura.