FLIP é adiada devido pandemia do novo coronavírus

Com o avanço da pandemia da Covid-19 e o necessário isolamento social para combatê-la, a Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP será adiada para novembro. A organização do evento, no entanto, ainda não bateu o martelo quanto a data exata para a realização da festa que homenageará a escritora estadunidense Elizabeth Bishop.

Foto: Divulgação / FLIP

A FLIP reúne milhares de pessoas todos os anos e possui papel importante para o mercado editorial nacional, além de movimentar economicamente a região do sul fluminense. A organização do evento divulgou que estão trabalhando para “manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip em dia para a sua realização em novembro de 2020”.


“Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar, estes tempos desafiadores”, afirmaram em nota divulgada.



Adiamento da FLIP é só a ponta da crise no mercado editorial


O novo coronavírus deve agravar crise do mercado editorial no Brasil em 2020. O mercado, que já estava em crise há cinco anos, sofre com as livrarias fechadas e a expectativa de recessão no segundo semestre.


Segundo o jornal O Globo, o mercado retraiu 25% entre 2016 e 2018. Agora, com a queda de até 90% nas vendas durante isolamento social, livrarias veem suas receitas diminuírem bruscamente, o que acarreta ao não pagamento às editoras.