top of page

Eventos de moda são adiados por causa do coronavírus

A Fashion Week de Paris, a Semana de Alta Costura e a Semana da Moda Masculina de Milão foram canceladas devido à pandemia do novo coronavírus. Os eventos, que deviam acontecer nos meses de junho ou julho, não ganharam nova previsão de data para este ano.


A São Paulo Fashion Week também foi cancelada. Marcada para o período de 24 a 28 de abril, a programação do evento será repensada, segundo declaração dos organizadores. Já a temporada de outubro da SPFW, que comemora o aniversário de 25 anos do desfile no Brasil, continua prevista para 16 a 20 de outubro.


Coleção da estilista Fabiana Milazzo na SPFW de 2019 Foto: Reprodução/Nelson Almeida (AFP)

Esses cancelamentos afetam especialmente a economia italiana, que conta com a moda como uma das principais fontes de receita do país europeu. A expectativa de funcionários da área é que o setor se reinvente esse ano para expor as novas peças de maneiras diferentes da tradicional. A principal aposta da indústria agora é o digital, e “novas modalidades de encontros” que não sejam desfiles com plateia.


A explosão da Covid-19 na Europa calhou de acontecer durante a temporada de outono do mundo fashion europeu, o que provocou o atraso do lançamento de várias marcas de grife. O Met Gala, previsto para 4 de maio, foi adiado. O evento marca o início da exposição anual de moda do Costume Institute do Museu Metropolitano de Arte e a edição de 2020 já tinha até tema definido: About Time: Fashion and Duration ("Sobre o Tempo: Moda e Duração", em português). O CFDA Awards (Prêmio do Conselho de Designers da Moda da América), marcado para 8 de junho, também foi adiado sem previsão de nova data.


Tudo indica que a indústria da moda está otimista de que a situação se normalizará na Itália até setembro. A trafe fair Pitti Uomo, conjunto de eventos de moda masculina que aconteceria em junho, foi remarcada para a primeira semana de setembro.


___

Com atualizações diárias, a categoria 'Notícias' é para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece com as mulheres (e para as mulheres) dentro do mundo da cultura.

bottom of page