top of page

Entenda o que é Astrologia Médica

Leiam tudo para conhecer o curso que eu estou lançando e ter acesso a um cupom de desconto exclusivo para leitores do Telas Por Elas!


O que significa astrologia médica?



Astrologia Médica ou Medical Astrology é um estudo dentro da astrologia que relaciona o corpo físico e a saúde com o mapa astral e os signos. Cada signo e cada planeta corresponde a uma parte do corpo, através desse estudo podemos perceber partes do nosso corpo que são mais sensíveis e podem desenvolver algum tipo de enfermidade caso não cuidarmos.


Os primeiros registros que temos sobre a relação dos signos com o corpo físico é do cientista grego Ptolomeu, que viveu em Alexandria, uma cidade no Egito. Ele é reconhecido principalmente pelos seus trabalhos com matemática, astronomia, geografia e cartografia.


A astrologia médica serve para que possamos evitar as enfermidades. Ao procurarmos um médico, um bom profissional e usar as terapias integrativas ao nosso favor, a astrologia médica entende que não somos apenas um corpo físico, somos corpo, mente e espírito. Tudo isso está junto, integrado, por isso a importância das terapias integrativas, devemos ir ao médico para cuidar do nosso corpo físico, fazer terapia, buscar um psicólogo para cuidar da nossa saúde mental e cuidar da nossa espiritualidade, seja através de alguma crença, religião ou de qualquer outra coisa que nos faça nos conectar com o nosso espírito, pode ser através da arte, dança, teatro ou esportes. Há infinitas maneiras de preencher a nossa alma.


Nesse artigo em inglês mostra como a astrologia médica nasceu. É um estudo muito antigo que surgiu nas primeiras civilizações, na Babilônia, Grécia, Roma e Egito, traduzi uma pequena parte para ficar mais fácil de entender e deixei o link para quem quiser ler o texto completo:


"Embora não fosse exatamente uma ciência precisa, civilizações como Babilônia, Grécia, Roma e Egito moldaram sua medicina em torno da astrologia. Os filósofos antigos acreditavam que as estrelas e os planetas do universo (macrocosmo) tinham influência sobre as pessoas (microcosmo). Isso veio com a frase comum “assim na Terra, como no céu”, significando que as coisas que estavam acontecendo acima no cosmos tinham influência direta sobre o que estava acontecendo na Terra.


Foi nos tetrabiblos que Ptolomeu (100 d.C) estabeleceu quais planetas têm influência e controle específicos sobre a saúde e as doenças humanas. Ele também se aprofunda sobre quais planetas e signos do zodíaco governam certas partes do corpo. Por exemplo, ele atribui planetas como Saturno a partes do corpo como a orelha direita, o baço, a bexiga, a fleuma e os ossos. Júpiter controla o tato, os pulmões, as artérias e o sêmen; Vênus sobre cheiro, fígado e carne; Mercúrio sobre a fala e o pensamento, a língua, a bílis e as nádegas; a Lua sobre saborear e beber, o estômago, a barriga, o útero e todas as partes da mão esquerda.


Saturno causa destruição por frio, doenças prolongadas, tuberculose, definhamento e reumatismos, ao mesmo tempo em que dá às mulheres doenças do útero. De Marte, ele diz: este planeta faz os homens cuspir sangue, melancólicos, enfraquece os pulmões e lhes dá tumores ou úlceras, enquanto também faz as mulheres sofrerem abortos espontâneos ou doenças corrosivas. Ptolomeu diz que os signos do zodíaco também causam doenças específicas. Peixes, Câncer e Capricórnio causam doenças envolvendo feridas, escamas e fístulas; e Sagitário e Gêmeos são responsáveis por ataques de queda ou ataques epiléticos. Nem tudo é desgraça e melancolia. Ptolomeu diz que existem alguns planetas que têm o poder de acabar com os efeitos planetários nocivos mencionados acima. Júpiter, diz ele, geralmente faz com que os ferimentos ou doenças sejam financeiramente cobertos ou diminuídos completamente."


Nesse caminho, eu tenho 3 perguntas pra você que está lendo esse texto:


1. Você tem ido ao médico com que frequência?

2. Você faz terapia?

3. O que preenche a sua alma e satisfaz o seu espírito?



Signos:


Áries – cabeça, rosto, crânio, olhos, sangue, pressão sanguínea

Touro – Língua, boca, pescoço, tronco, glândula da tireoide

Gêmeos – Pulmões, ar que respiramos, braços, mãos, dedos

Câncer – Seios, estômago, intestino, líquidos do corpo, suor, útero, maternidade

Leão – Coração, coluna vertebral

Virgem – Intestino delgado, pele

Libra – Rins

Escorpião – Órgãos sexuais, vagina, pênis, ânus, também o nariz e partes do corpo que saem secreção

Sagitário – Quadris, coxas, fígado, gordura

Capricórnio – Ossos, extremidades do corpo, joelhos, dentes, coluna vertebral, ombros, cotovelos, pele, cabelo, unhas

Aquário – Tornozelos, calcanhar

Peixes – Pés, fluídos corporais, líquidos do corpo, suor


Planetas:


Sol – Coração, plexo solar

Lua – Líquidos do corpo, fluídos corporais, seios, útero, maternidade, barriga, memória afetiva, mente, lembranças, suor

Vênus – Rins, órgãos genitais, glândulas, sêmen

Marte – Sistema nervoso, cabeça, rosto, força, briga, expressão corporal, veias, sangue

Mercúrio – Braços, mãos, dedos, pulmão, fala, voz, inteligência, intelecto

Júpiter – Expansão, coxas, fígado, orelhas, gordura

Saturno – Ossos do corpo, dentes, joelhos, cotovelos, coluna vertebral, unhas, cabelo, pele, velhice, envelhecimento, músculos

Plutão – Sexo, órgãos genitais, sexualidade, nariz, partes do corpo que saem secreção, morte, desencarne, cicatrização, renascimento, grandes transformações, suor

Urano – Tornozelos, calcanhar, juventude, eletricidade, sistema nervoso, liberdade

Netuno – Pés, alma, espírito, líquidos do corpo


Casas + Significado dos planetas dentro da casa 1 (ascendente), a casa que representa o nosso corpo físico, nossa aparência, nosso eu exterior


Casa 1 (ascendente) – rosto, face, cabeça. A casa 1 representa o nosso corpo físico e nossas características mais marcantes.


Uma pessoa com Vênus na casa 1 pode ser muito bonita, charmosa sensual. Alguém com Marte na casa 1 pode ter um corpo atlético, metabolismo acelerado, facilidade em perder peso, muita energia, força. Se você tiver Plutão na casa 1, você pode ter sobrancelhas grossas, olhar misterioso, energia intimidadora, sensualidade e mistério, pessoas com Plutão na primeira casa também tendem a fazer tatuagens, marcar o corpo, colocar piercings. Pessoas com Saturno na casa 1 podem aparentar ser mais velhos, muito maduros, pele seca e sofrer com dores nas costas. Alguém com Júpiter na casa 1 pode ter problemas com a balança, precisa aprender a se controlar porque pode cometer exageros na alimentação ou bebidas e vícios. A Lua na casa 1 pode representar facilidade tanto pra engordar quanto pra emagrecer, aquele efeito sanfona, retenção de líquidos, pode sofrer também com hiperidrose, suor excessivo, alta sensibilidade, rosto redondo, bochechas marcantes, sorriso brilhante. Já se você tiver o Sol na casa 1, você chama atenção naturalmente, brilha, olhar e sorriso brilhantes, carisma natural, precisa tomar cuidado com o ego, pode ter sensibilidade no coração e coluna também. Pessoas com Urano na casa 1 podem aparentar ser jovem, ter o espírito da juventude, ser revolucionário, rebelde, pode ter um estilo diferente, estranho, se sentir excluído e não pertencente, pode ter alguma anormalidade no corpo físico, algo diferente, excêntrico que poucas pessoas possuem, algo raro na aparência, pode ser no estilo de se vestir ou até mesmo algo no corpo, tatuagens, piercings. Pessoas com Netuno na casa 1 podem aparentar ser inocentes, tem um olhar ingênuo, perdido, parece que não é desse mundo, olhar distante, sensibilidade aflorada, mediunidade, também pode sofrer com suor excessivo, hiperidrose, sensibilidade nos pés principalmente.


Casa 2 – Pescoço, garganta, voz, língua, boca

Casa 3 – Braços, mãos, dedos

Casa 4 – Peitoral, seios, estômago

Casa 5 – Ego, costas, coração

Casa 6 – Intestino, estômago

Casa 7 – Região pélvica

Casa 8 – Órgãos genitais

Casa 9 – Coxas, fígado

Casa 10 – Ossos, estrutura óssea

Casa 11 – Tornozelos

Casa 12 – Pés, mãos, pontas dos dedos dos pés e das mãos, alma, espírito, aura


Para saber mais informações, convido a todos para participarem do curso que eu desenvolvi sobre o tema. O "Astrologia: O Corpo e a Saúde" está disponível para compra na plataforma Hotmart. São mais de 15 aulas sobre a relação do nosso mapa astral com a nossa saúde, as doenças, a nossa expressão corporal e outras curiosidades. O curso também conta com um material escrito e recomendações de livros sobre o tema.


Pra você que é leitor do Telas Por Elas e acompanha a minha coluna por aqui, use o cupom ASTROTELAS e garanta um desconto na compra do curso. Basta clicar aqui!


_____

A categoria "AstroTelas" traz reflexões sobre a astrologia e temas afins. Vamos entender um pouco melhor como os astros afetam nossa vida e como podemos participar ativamente desse processo.

bottom of page