Dia do Rock: 10 músicas do gênero cantadas por mulheres

Se você já nos acompanhava há um ano, você viu que celebramos o Dia do Rock de 2020 elencando seis grandes mulheres que se destacaram no estilo musical. Rita Lee, Cássia Eller, Janis Joplin, Joan Jett, Patti Smith e Stephanie Phillips. Mostramos que mulheres marcaram e ainda marcam o rock, além de explicar o motivo do Dia do Rock ser celebrado em 13 de julho no Brasil.


Dia do Roick: Pitty, Amy Lee e Avril Lavigne

Além do texto, celebramos a data com uma playlist recheada de clássicos e músicas para você conhecer. Desta vez, um ano depois, vamos atualizá-la com outros nomes que carregam muita atitude em suas vozes e amplificam boa música por meio dos acordes das guitarras.


O rock se desenvolveu na década 1950 e é marcado pela guitarra elétrica e sintetizadores (a partir da década de 1970). No entanto, ao longo dos anos, ele se mesclou com outros estilos e criou subgêneros como o folk rock, o heavy metal, o hard rock, new wave, punk, rock alternativo e o indie rock. Bem democrático!


Mundo afora, diversas cantoras dão diferentes caras para o estilo, seja aqui no Brasil com a baiana Pitty ou no Canadá com a veterana Alanis Morissette. Se preferir um som de banda, Amy Lee, do Evanescense, marca presença. Nada de lembrar apenas de bandas protagonizadas por homens como AC/DC, Led Zeppelin e Pink Floyd, ok?


Confira as novas músicas da playlist. Ouça completo no Spotify!


"Admirável Chip Novo" - Pitty


A playlist "Mulheres do Rock" já contava com o clássico "Na Sua Instante", mas uma música apenas para Pitty é pouco. A baiana, que já ganhou diversos prêmios e foi indicada ao Grammy Latino quatro vezes, lançou "Admirável Chip Novo" em seu primeiro álbum, em 2003, e se tornou um hit atemporal. De lá para cá, ela já lançou outros cincos discos de estúdio, ganhou prêmios e foi indicada a quatro edições do Grammy Latino.



"Ironic" - Alanis Morissete


Alanis Morissete não pode faltar em uma lista sobre mulheres no rock. A cantora canadense já vendeu mais de 70 milhões de cópias pelo mundo e tem uma legião de fãs no Brasil. Até participação em novela da Globo a cantora já fez. "Ironic" é um dos seus principais hits, assim como "You Oughta Know".



"Pagu" - Rita Lee e Zélia Duncan


Quanto mais Rita Lee melhor, verdade? Além de "Ovelha Negra", "Agora Só Falta Você" e "Lança Perfume", a rainha do rock nacional, que ganhou projeção ao encabeçar o grupo "Os Mutantes" na década de 80, lançou a icônica "Pagu". O dueto com Zélia Duncan é um hino sobre liberdade feminina lembrado até hoje.



"Acabou Chorare" - Baby do Brasil (Novos Baianos)


O grupo Novos Baianos marcou a música brasileira na década de 1970 com seu rock psicodélico. "Acabou Chorare", segundo álbum do grupo, que mescla guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira em outubro de 2007.



"Fixação" - Paula Toller (Kid Abelha)


Kid Abelha é uma das bandas de maior sucesso na história da música brasileira. São 10 milhões de discos vendidos e mais de 30 hits no rádio como "Fixação". Paula Toller liderou a banda, que mesclava pop e rock, durante o período de atividade entre 1980 e 2015.



"Complicated" - Avril Lavigne


Quando Avril Lavigne lançou "Complicated" em 2002, ela ainda era desconhecida. Mas, em seguida, se tornou sinônimo de rebeldia para tantas jovens com música sque mesclavam pop, rock e punk. Além de "Complicated", o álbum debut de Avril, "Let Go", trouxe hits como "Sk8er Boi" e "I'm with You".



"Misery Business" - Hayley Williams (Paramore)


Anos depois do debut de Avril Lavigne, Hayley Williams e a banda Paramore também despontaram no cenário punk. "Misery Business" está presente no segundo álbum da banda, "Riot!" (2007), o de maior sucesso até hoje, e é uma canção "muito honesta" como disse a vocalista na época.



"So What" - Pink


Pink é sinônimo de atitude. Um dos principais nomes da música internacional na primeira década do século, a cantora lançou "So What", principal hit do álbum "Funhouse" (2008). Em 2019, fez sua estreia no Brasil com show no Rock in Rio, acrobacia e aclamação. Um sucesso recente é "What About Us".



"Bring Me To Life" - Amy Lee (Evanescence)


"Bring Me To Life" fez a banda Evanescence estourar no início dos anos 2000. Liderada por Amy Lee, a banda foi responsável por popularizar o metal em uma nova geração, além de influenciar também em questões estéticas e de comportamento. Outro sucesso desse álbum é “My Immortal”.



"The Phantom Of The Opera" - Tarja Turunen (Nightwish)


Mas antes de Amy Lee e o Evanescence despontar, uma outra voz já fazia bastante sucesso no heavy mental: Tarja Turunen. Dona de uma poderosa voz lírica e vocalista do Nightwish até 2005, ela esteve presente nos maiores sucessos da banda como "The Phantom Of The Opera".



____



Listas com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.