Dia do chocolate: 3 pâtisseries e chocolatières brasileiras pra te deixar com água na boca!

Não precisa de hora e nem lugar, o chocolate é sempre uma boa companhia! Hoje, comemora-se o dia mundial do chocolate e por isso, separamos 3 pâtisseries e chocolatières brasileiras pra te deixar com água na boca. Mas antes, você sabe como ele surgiu?


Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época, região nativa do cacau. Quando chegou na Europa, a fruta só podia ser consumida por mulheres, nobres e sacerdotes já que era usada em cultos da Igreja Católica. Com o passar do tempo, a popularização da planta fez com que diversas novas receitas fossem criadas, mas os suíços que tiveram a grande ideia de misturar o cacau ao leite que deu finalmente origem ao chocolate.


O Brasil está entre os cinco maiores produtores de cacau do mundo, e também está entre os cinco maiores consumidores de chocolate do mundo, com cerca de 2,2 Kg por ano por habitante, com dados de 2016. Por esse motivo, como já mencionamos, nossa lista de hoje vai falar sobre três profissionais que são especialistas em chocolate.


Renata Arassiro


Renata Arassiro com uma de suas criações. | Foto: Folha de São Paulo

Conhecida por utilizar em sua linha de produtos vários ingredientes típicos do Brasil e de apresentar técnicas modernas e inovadoras no design de seus chocolates, Renata Arassiro é paulista e atua como profissional da área da chocolataria há 20 anos. Além de chef Chocolatière e proprietária da Loja de Chocolates Renata Arassiro, ela também é Embaixadora do Brasil da multinacional Barry Callebaut, a maior fabricante de matéria-prima na área de chocolataria.


Facebook | Instagram | Site


Luciana Lobo


Luciana Lobo é ex aluna da Le Cordon Bleu | Foto: Le Cordon Bleu

Formada em administração com pós em marketing na U.C. Berkley (US), a chef Luciana Lobo mudou de carreira ao decidir se especializar em confeitaria que sempre foi sua paixão. Estudou na renomada Le Cordon Bleu e já trabalhou como crítica e consultora de chocolate e realizou palestras em São Paulo. Desde 2016 Luciana Lobo está à frente da Dengo Brasil, empresa 100% brasileira de cacau e café, que produz seus chocolates com cacau brasileiro de pequenos e médios produtores do Sul da Bahia.


Facebook | Instagram | Site


Carolina Sales


Carolina Sales pâtisserie de brigadeiro e chocolate. | Foto: Divulgação

Graduada e mestre em Medicina Veterinária, Carolina Sales em 2010 teve a ideia de aperfeiçoar o brigadeiro de doce popular para iguaria gourmet. Depois de alguns meses vendendo brigadeiros pela internet, ela inaugurou sua primeira loja. Hoje, Caroline conta com quatro lojas e um Bistrô que vai desde uma cafeteria profissional com cafés, salgados e sanduíches.


Facebook | Instagram | Site


____

Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.