Dia do amigo: sete amizades da TV e do cinema para aquecer o coração

Hoje (20/7), no Brasil, comemoramos o Dia do Amigo! A data foi estipulada inicialmente pela Argentina e, depois, algumas cidades brasileiras adotaram a celebração também. No nosso país vizinho, a iniciativa partiu do médico Enrique Ernesto Febbraro. A lógica do argentino foi a seguinte: hoje comemora-se a chegada do homem na Lua (mais precisamente 51 anos, em 2020). Portanto, ele pensou que o dia 20 de julho seria uma oportunidade de expandir nossas amizades, inclusive, para além do planeta Terra.


Não, não faz nenhum sentido, mas achei que valeria à pena compartilhar essa curiosidade. Apesar de ser uma data arbitrária, sem nenhum motivo específico para sua existência, não podemos negar o quão bom é ter um amigo! Seja para se divertir ou para dividir agonias e tristezas, muitas vezes, são as amizades que nos mantém de pé.


Então, hoje separamos sete amizades lindas da TV e do cinema para deixar o coração bem quentinho no Dia do Amigo! Esperamos que vocês consigam tirar um tempo para agradecer a todos os seus amigos, mesmo que apenas virtualmente (coronavírus, você me paga!).



1. Monica e Rachel (de Friends)


A série Friends (1994 - 2004), de maneira geral, fala sobre amizade, obviamente. Mas é inegável que, assim como Joey (Matt LeBlanc) e Chandler (Matthew Perry) se tornaram símbolo de companhia e lealdade, Monica (Courteney Cox) e Rachel (Jennifer Aniston) viraram meta de amizade para várias mulheres! As amigas, que se conhecem desde a época de escola, descobriram muito sobre a vida juntas e criaram um laço de amor muito especial. Não à toa, várias marcas vendem produtos com os dizeres "You're the Rachel to my Monica" e vice-versa.



2. Fátima e Sueli (de Entre Tapas e Beijos)


Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) são duas melhores amigas que moram juntas no subúrbio do Rio de Janeiro e trabalham em uma loja de vestidos de noiva. Ambas são uma ótima representação de mulheres fortes e independentes, mas que vivem se metendo em confusão - principalmente na vida amorosa. Entre Tapas e Beijos (2011 - 2015) marcou a televisão brasileira, trazendo muitas risadas para dentro de nossas casas.



3. Dounia e Maimouna (de Divinas)


Dounia (Oulaya Amamra) leva uma vida complicada. Sem perspectiva de um futuro melhor e tendo que conviver com sua mãe alcoólatra, a jovem acaba se revoltando com o universo. Para Dounia, a única forma de obter sucesso é optar pelo tráfico, assim como outras pessoas de seu bairro. Nesse processo, ela conta com Maimouna (Déborah Lukumuena), sua amiga fiel. O filme, produção da França e Qatar, foi muito elogiado pela crítica.



4. Nenê e Marilda (de A Grande Família)

E mais um personagem de Andréa Beltrão na lista! Dessa vez, a atriz faz Marilda, melhor amiga de Nenê (Marieta Severo) na série A Grande Família (2001 - 2014). Sem dúvidas, a produção foi outro marco na TV brasileira, trazendo semanalmente a história da família Silva. Nesse contexto, a mãe, dona Nenê, conta com a cabeleireira Marilda para desabafos, conselhos e ajudas em situações de emergências.



5. Amy e Rosa (de Brooklyn Nine-Nine)

As duas são colegas de trabalho que acabaram criando uma amizade bem especial (por mais que Rosa tende negar). Amy (Melissa Fumero) e Rosa (Stephanie Beatriz) são verdadeiros opostos: uma é obcecada por controle, a outra cria uma imagem de não se importar com nada. Mas, no meio disso, ambas encontram equilíbrio e se ajudam diariamente a serem pessoas melhores. Eu pessoalmente amo demais as duas juntas!



6. Lidia, Carlota, Marga e Ángeles (de As Telefonistas)


A série As Telefonistas se passa na Espanha, no finalzinho da década de 1920. Nela, acompanhamos quatro amigas que trabalham em uma operadora de telefone - profissão que, na época, era vista como o suprassumo da modernidade. Nesse contexto, o quarteto tem que lidar com invejas, traições e intrigas e, para isso, contam com o apoio uma das outras.



7. Grace e Frankie (de Grace e Frankie)


Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) se aproximam de maneira inesperada, após seus maridos revelarem que estão apaixonados um pelo outro e vão se divorciar das duas. A partir daí, o mundo delas vira de cabeça para baixo e, juntas, vão tentando entender como viver a vida de divorciadas, na terceira idade. A série é muito interessante e comprova o óbvio: não tem idade para se redescobrir!


E aí? Gostou da nossa lista de amizades? Quais outras você acrescentaria?


Ah, aproveito o espaço aqui para agradecer aos meus cinco amigos especiais, que tocam o Telas Por Elas comigo! Encontrar vocês não foi por acaso e, todos os dias, eu me orgulho mais do que construímos juntos. Amo vocês!


____

Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia à toa em casa.