7 mulheres com síndrome de Down para conhecer!

Normalmente listas como esta que você vai ler a seguir são comuns apenas em uma data específica — que nesse caso, seria 21 de março, data do Dia Internacional da Síndrome de Down. E, de fato, poderíamos esperar esse dia chegar para te apresentar sete mulheres com Down, mas queremos fazer diferente. Por que não podemos dar visibilidade a essas pessoas em outros dias também? Por que falamos delas apenas quando é criado uma data para darmos visibilidade ao assunto? Por esse motivo, hoje, no dia 5 de setembro, seis meses depois da data em que normalmente vemos conteúdo sobre o assunto, separamos uma lista recheada de mulheres talentosas que ultrapassam qualquer barreira do preconceito. Para mostrar que todo dia é dia de falarmos dessa síndrome caracterizada por uma anomalia no cromossomo 21. Todo dia é dia de falar dessas mulheres que conquistaram seu local de fala na sociedade. Mulheres que servem de inspiração para nós, equipe do Telas Por Elas, e para tantas outras mulheres que ainda irão surgir.


Angela Bachller


A espanhola Angela Bacheller foi a primeira pessoa com síndrome de Down a tomar posse como vereadora. Como vereadora, ela propôs várias pautas relacionadas com portadores das mais variadas necessidades especiais.


Angela é vereadora na Espanha. | Foto: Reprodução

Cacai Bauer


Cacai Bauer é natural da Bahia e youtuber com mais de 270 mil inscritos em seu canal. Além de abordar temas sobre Down, ela compartilha seu dia-a-dia, faz tutoriais de maquiagem e também faz paródias de músicas famosas.


Cacai é a primeira youtuber brasileira com síndrome de Down. | Foto: Reprodução

Fernanda Honorato


A brasileira Fernanda Honorato é a primeira repórter com síndrome de Down do país, e desde 2006 atua no Programa Especial da TV Brasil. Além de repórter, a carioca atuou no teatro, faz dança cigana e é atleta de natação da Sociedade de síndrome de Down.


Fernanda é um dos destaques da TV Brasil. | Foto: TV Brasil

Jamie Brewer


Conhecida por seu trabalho em “American Horror Story”, a atriz americana Jamie Brewer atuou na série por três temporadas. Além disso, foi a primeira pessoa com síndrome de Down a desfilar no New York Fashion Week, na edição de 2015.



Jamie no desfile da New York Fashion Week. | Foto: ABC News

Isabella Springmuhl Tejada


A guatemalteca Isabella Springmuhl Tejada é considerada a primeira estilista com síndrome de Down. Seus projetos foram exibidos no segmento International Fashion Showcase da London Fashion Week em 2016. No mesmo ano, ela foi eleita uma das BBC 100 Women.


Isabella é considerada a primeira estilista com Down e responsável por criações que rompem padrões. | Foto: Bagisha Mandal

Lauren Potter


Lauren Elizabeth Potter é uma atriz norte-americana, mais conhecida pelo seu papel como Becky Jackson na série de televisão Glee. Ela participou da série até a sexta temporada e já trabalhou em outros papéis, como vivendo Jenny em Leader of the Pack.


Lauren ficou conhecida pelo papel na série Glee. | Foto: Reprodução

Maju de Araujo


A carioca Maju de Araujo é modelo e foi a primeira pessoa portadora de Síndrome de Down a desfilar na São Paulo Eco Fashion Week. Nas redes sociais, Maju possui mais de 150 mil seguidores e em uma de suas publicações ela diz: “Inclusão não é moda, inclusão é cidadania!”


Maju nos bastidores do desfile. | Foto: Eduardo Bezerril

Esta é a primeira de muitas listas que faremos para remar contra a maré. Não esperaremos datas especiais para celebrar a vida e o trabalho de manas incríveis. Falaremos, listaremos e polemizaremos quantas vezes for preciso, para que entendam de uma vez por todas que não importa a condição, o lugar da mulher é de fato onde ela quiser!


____

Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.