7 livros que viraram séries

As séries fazem parte das principais paixões dos brasileiros. Afinal, quem nunca maratonou episódios em poucas horas, torceu para que seus personagens favoritos tivessem um final feliz ou ansiou pela confirmação de novas temporadas?


Mas você sabia que muitas séries que provocam esses efeitos na gente e são sucessos nas plataformas de streaming foram inspiradas em livros? E não foram poucas, viu? Alguns títulos são de romance, aventura, drama, terror e muitos você com certeza já assistiu e nem faz ideia que vieram de obras literárias.


Nesta lista, separamos 7 séries que tiraram suas inspirações nas páginas dos livros. Confira!


Orange is the new black


(Foto: Divulgação)

A famosa série Orange is the New Black foi um dos primeiros grandes sucessos originais da Netflix e foi baseada na história da autora Piper Kerman. As memórias compartilhadas no livro "Orange is the New Black: My Year in a Women's Prison" mostram sua experiência durante os 15 meses em que ficou na prisão feminina em Connecticut.


A série, no entanto, foi muito além disso. Inicialmente vemos a história de Piper Chapman (Taylor Schilling) e ao longo dos episódios conhecemos outras detentas e suas respectivas histórias. A trama aborda também vários temas importantes, como corrupção, empoderamento feminino, preconceitos e cortes de financiamento que afetam a saúde e o bem-estar das prisioneiras.


Onde assistir: Netflix


Gossip Girl


(Foto: Divulgação)

Composta por 6 temporadas, Gossip Gril é uma adaptação de uma série literária composta por 14 livros de autoria da estadunidense Cecily von Ziegesar. A trama foi um dos dramas adolescentes de maior sucesso entre os jovens, que até hoje assistem os espisódios.


A série acompanha os escândalos dos jovens da high society de Upper East Side, em Manhattan, publicados na internet pela Garota do Blog. Os principais alvos das fofocas são Serena van der Woodsen (Blake Lively), Blair Waldorf (Leighton Meester), Nate Archibald (Chace Crawford), Chuck Bass (Ed Westwick), Dan Humphrey (Penn Badgley) e Jenny Humphrey (Taylor Momsen).


Onde assistir: HBO Max


Outlander


(Foto: Divulgação)

A série Outlander foi fruto de uma adaptação britânica dos livros de Diana Gabaldon e aborda viagens no tempo, romance e ficção científica. A obra literária em questão é composta por 9 volumes e giram em torno de Clair, mesma personagem que aparece na série audiovisual.


A trama acompanha Claire Randaal (Caitriona Balfe), uma enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial que, misteriosamente, se vê voltando 200 anos no tempo, tendo que enfrentar sozinha a realidade de 1743.


Onde assistir: Netflix


Game of Thrones


(Foto: Divulgação)

Game of Thrones é, sem dúvidas, uma das adaptações literárias de maior sucesso na atualidade. A trama foi inspirada nos livros de alta fantasia que compõem As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor norte-americano George R. R. Martin.


A série oferece mistério, assassinato, drama, comédia e mortes inesperadas que tendem a afetar em cheio os fãs. De modo geral, GOT se desenrola no Reino dos Rete Reinos, desde a disputa pelo cobiçado Trono de Ferro até a tensão gerada pela ameaça dos White Walkers, criaturas de habitam os limites da grande Muralha de gelo.


A série chegou ao fim, mas a melhor parte é que os livros ainda estão em circulação e com volumes inéditos para serem lançados!


Onde assistir: HBO Max


You


(Foto: Divulgação)

A série YOU é um dos grandes sucessos das plataformas de streaming e também foi inspirada em uma obra literária. O livro thriller Hidden Bodies escrito por Caroline Kepnes foi usado como referência para a trama.


A série acompanha Joe Goldberg (Penn Badgley), um homem charmoso e misterioso que se apaixona de forma obsessiva. No decorrer das temporadas vemos os relacionamentos que Joe se envolve e as consequências desses amores que incluem perseguição, mentiras e até assassinatos.

Onde assistir: Netflix Leia também: Crítica de "You": a série merecia uma 4ª temporada?

The Handmaid’s Tale


(Foto: Divulgação)

A aclamada série distópica The Handmaid’s Tale também foi baseada em um livro. Escrito pela autora Margaret Atwood, a obra de mesmo nome da série é um dos tesouros canadenses e também sucesso no audiovisual.


A trama fala de um mundo em que apenas algumas mulheres podem ter filhos. Elas então, são servas de outras mulheres que não podem ter seus próprios filhos e forçadas a engravidar de seus maridos. Quando a criança nasce a mãe é mandada para outra família e o ciclo se repete. De modo geral, a história traz reflexões sobre liberdade e direitos humanos.


Onde assistir: Globoplay


Anne With an E


(Foto: Divulgação)

Os 9 livros de Anne of Green Gables escritos pela autora canadense L. M. Montgonery são um sucesso em diversos países e a história de Anne já ganhou duas adaptações na televisão. No entanto, é a mais recente que anda conquistando fãs.


A série conta a história da órfã Anne (Amybeth McNulty), que depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social é mandada para morar com uma solteirona e seu irmão. Criativa e cheia de imaginação, a garota vai transformar a vida de sua nova família e da cidade que lhe abrigou.


Os livros foram escritos no início de 1900 com o último livro sendo publicado em 2009, mas escrito pouco antes da morte de Montgomery em 1942. A série, infelizmente, parou na terceira temporada e gerou apelo dos fãs por uma continuação.


Onde assistir: Netflix


Viu só quantos livros renderam ótimas adaptações em séries. Mas você sabia que ainda existem outros nomes? Fica ligado no nosso blog porque algo me diz que tem uma parte dois dessa lista vindo por aí!


____


Listas com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.