top of page

6 séries e novelas brasileiras vencedoras do Emmy para maratonar em casa


O Brasil é uma potência audiovisual e não há como negar. “Xica da Silva” (1996) e “Avenida Brasil” (2012) são exemplos de novelas que foram exportadas para centenas de países e se tornaram sucesso em países como Colômbia, Chile e Argentina. Além-mar, as novelas brasileiras têm lugar cativo na TV dos portugueses também.


Além do reconhecimento do público internacional, as novelas e séries tupiniquins são constantemente reconhecida por prêmios internacionais como o Emmy Internacional, premiação que reconhece os melhores programas de televisão produzidos e exibidos fora dos Estados Unidos.


A primeira participação do Brasil ocorreu em 1976 quando Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas homenageou o jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo. De lá para cá, já foram mais de 150 indicações e 20 vitórias, como as novelas “Caminho das Índias” (2009), “Lado a Lado” e “Órfãos da Terra” (2019), além das séries “Doce de Mãe” e “Ninguém Tá Olhando” (2019).


Confira um breve resumo das produções e como assisti-las:



Caminho das Índias - Globoplay (2009)


A novela de Glória Perez, exibida em 2009 pela Rede Globo, fez um sucesso danado por aqui e levou o Emmy internacional do mesmo ano. Todo mundo acompanhou a paixão proibida vivida entre Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Marcio Garcia), rapaz que esconde pertencer à casta mais baixa da Índia. Na história, uma gravidez inesperada da personagem e a pressão da família levam a jovem a se casar com Raj (Rodrigo Lombardi). A trama foi vendida para 90 países e conquistou toda América Latina. Está disponível atualmente no Globoplay.


Lado a Lado - Globoplay (2012)


Criada por João Ximenes Braga e Claudia Lage, “Lado a Lado” foi uma telenovela exibida entre setembro de 2012 e março de 2013. A trama, que conta a história de duas jovens amigas de origens distintas em meio às transformações políticas e sociais da cidade do Rio no início do século XX, não obteve grande audiência nas telinhas, mas recebeu elogios da crítica especializada e levou o Emmy Internacional de 2013. Os anseios de Laura (Camila Pitanga) e Isabel (Patrícia Pillar) por igualdade, amor e liberdade estão disponíveis no Globoplay.


Doce de Mãe - Globoplay (2014)


“Doce de Mãe” nasceu como telefilme, mas ganhou destaque nacional e internacional pela atuação de Fernanda Montenegro interpretando Dona Picucha, uma senhora amorosa, especial e sábia, mas que, mesmo com boas intenções, vive se metendo em confusão. Dona Fernanda, nossa mana do mês de outubro, trouxe para o Brasil a estatueta de Melhor Atriz em 2013. Em 2014, virou telessérie e a trama levou o Emmy de Melhor Série de Comédia. Está disponível no Globoplay.


Hack The City - National Geographic Brazil (2018)


Produzida pela Fox Lab Brazil e Yourmama, “Hack The City” levou o Emmy de Melhor Série Curta Duração em 2019 e se destaca por ser uma série documental sobre a história de personalidades que são desafiadas a encontrarem soluções para problemas existentes na cidade de São Paulo. Elas precisam resolvê-los a partir dos princípios do design e da tecnologia. Está disponível no canal da National Geographic Brazil no YouTube.


Ninguém Tá Olhando - Netflix (2019)


Produzida pela Netflix e pela Gullane Entretenimento, a série “Ninguém Tá Olhando” de Daniel Rezende, Carolina Markowicz e Teodoro Poppovic levou o Emmy de Melhor Série Cômica. A produção faz referência ao filme “Cidade dos Anjos” e o nome fazalusão ao questionamento do que as pessoas pensam, fazem e falam quando ninguém está olhando. Possui apenas uma temporada.


Órfãos da Terra - Globoplay (2019)


O drama dos refugiados em “Órfãos da Terra” levou o Emmy Internacional deste ano, sendo a última produção da Rede Globo a levar o principal prêmio televisivo do mundo. Com texto de Duca Rachid e Thelma Guedes, a trama foi exibida em 2019 e contou que diversas culturas, crenças, sonhos, sotaques se encontram em uma só nação: o Brasil. O casal Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) desembarca no país para tentar viver o amor que os uniu ainda no Oriente Médio. Na época, elevou a audiência da faixa das 18h e atualmente está disponível no Globoplay.


____


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.



bottom of page