top of page

6 momentos em que Maisa Silva mostrou que é melhor do que a gente

22 de maio não é qualquer dia! Afinal, é hoje que a adolescente mais sensata de todo o país comemora a chegada de seus 18 anos.


Maisa Silva começou bem cedo na televisão, com apenas três anos de idade. Desde então, vem conquistando milhares de fãs pelo Brasil, seja pelo seu jeito fofo ou personalidade atrevida. Outra coisa que sempre chamou atenção em Maisa foi sua inteligência! Há anos, mesmo ainda bem criança, disparava respostas rápidas e certeiras a quem quer que fosse - inclusive, seu próprio chefe no SBT, Sílvio Santos.


Já disse que te amo hoje, Maisa? | Foto: acervo pessoal

Atualmente, Maisa continua encantando com sua sabedoria e é uma das personalidades mais queridas na internet. A atriz tem 32 milhões de seguidores no Instagram e 8 milhões no Twitter, sendo uma das adolescentes mais seguidas do mundo, páreo a páreo com Millie Bobby Brown - a Eleven de Stranger Things.


E, apesar de estar chegando oficialmente à maior idade apenas hoje, Maisa já é mais inteligente e sensata do que muitos (sério, muitos) adultos por aí. Por isso, separamos seis momentos para provar o óbvio: Maisa Silva é melhor do que a gente.


1. Quando expôs o racismo sofrido pelo pai


Para quem não sabe, o pai de Maisa é preto. E isso, infelizmente, faz com que a adolescente presencie racismo um pouco mais de perto do que a grande maioria das pessoas brancas. Ela afirma que episódios racistas não são raros, porém, no mês passado, a jovem decidiu ir ao Twitter expor um momento muito sofrido que passou com o pai.


Maisa e seu pai, Celso | Foto: acervo pessoal

Durante a pandemia do coronavírus, o pai da jovem ouviu de uma mulher que "as pessoas estão se apavorando à toa, porque só morre ‘negro e latino’, porque eles não têm convênio médico". Após demonstrar sua revolta com o comentário completamente descabido, Maisa ainda acrescentou que é por isso que muitas pessoas de classes mais altas estão contra o isolamento, uma vez que essas vidas que serão perdidas não são importantes para eles.


Nesse mesmo dia, a apresentadora ainda falou que, apesar do seu privilégio de branca, desde cedo sempre teve conversas abertas com seu pai sobre racismo, fazendo com que a jovem sempre se esforce para não reproduzir preconceitos!

2. Quando discutiu sobre sexualização precoce


Como quase todas as meninas que cresceram aos olhos do público, Maisa sofreu bastante com a sexualização precoce. Até mesmo antes de fazer 14 anos - idade mínima para um envolvimento com um maior de idade não ser considerado pedofilia - a jovem já ouvia comentários desagradáveis.


Uma vez, inclusive, ao postar uma foto de biquíni, teve que ler um "a cadeia não deve ser tão ruim" de um homem mais velho. Ela não ficou quieta e expôs o comentário nas redes sociais, dizendo que esse tipo de comportamento não seria tolerado.


Maisa já mencionou também sobre sua tentativa de não se sexualizar e usar roupas mais provocantes, como muitas vezes já foi pressionada, pois sabia o que isso significava. Quando eu digo que ela é sensata, é sério!

3. Quando negou a rivalidade feminina com Larissa Manoela


Maisa e Larissa Manoela fortaleceram a amizade em 2012, quando fizeram parte da novela Carrossel. No roteiro, as personagens das duas não se davam muito bem, sempre arranjando motivos para brigar.


Como com todas as mulheres famosas, não demorou muito para que começassem a alimentar uma rivalidade entre as atrizes. É comum ouvir: quem é a mais talentosa? Quem tem mais seguidores? Quem tem mais projetos na carreira?


Larissa e Maisa: a maior amizade do pop | Foto: divulgação

Porém, ambas sempre fizeram questão de desmentir qualquer competição entre elas e, sempre que podem, confirmam e reiteram a amizade e carinho que sentem uma pela outra. Maisa, inclusive, comentou desejando muitas felicidades para Larissa Manoela quando a mesma anunciou que estava saindo do SBT para ir para a Globo.


Inclusive, quando a jovem anunciou a mudança de emissoras, muitas pessoas caíram em cima, falando que Larissa não tinha talento suficiente para o maior canal do Brasil. Maisa, claro, fez questão de defender a amiga, listando várias qualidades da atriz.


4. Quando corrigiu comentário homofóbico de Silvio Santos


Não é novidade de que Silvio Santos adora falar coisas sem noções. E, sendo o homem branco, rico e dono de emissora que é, ninguém se mete muito em seu caminho. A não ser por Maisa.


Apesar da pouca idade, Maisa já tem 15 anos de casa no SBT de Silvio e, desde cedo, nunca se sentiu intimidada pelo chefão, inclusive, comentando, ao vivo, que o senhor usava peruca!


No ano passado, durante a gravação de seu programa de auditório, Silvio Santos fez uma de suas piadas hilárias e bem elaboradas (contém ironia). O homem perguntou: "Maisa, você sabe o que é bicha?"


Então, a jovem responde séria e calmamente: "Bicha? É uma designação muito antiga e inadequada para homossexuais masculinos", recebendo imediatamente aplausos da platéia.


Ah gente, não tem nem o que falar sabe? Assistam o vídeo para relembrar esse momento!



5. Quando inspirou meninas na transição capilar


A transição capilar é um termo usado para definir o processo de permitir que o cabelo natural cresça, eliminando a química já colocada. Pode parecer simples mas, na verdade, para mulheres de cabelos cacheados e crespos é bem complicado.


Há ainda muito preconceito com o cabelo crespo, extremamente relacionado ao racismo da sociedade. Por exemplo, se eu falo "cabelo ruim" posso apostar que os primeiros fios que vieram à sua mente são crespos, grossos e, como marcas de shampoo adoram falar, "rebeldes".


Então, é, transição capilar pode ser bem difícil. E Maisa fala abertamente sobre seu processo, dando dicas de penteados, produtos e inspirando diversas meninas. Atualmente a jovem já está com grande parte do cabelo natural e sempre posta fotos de seus cachos lindos.

Maisa linda e sem química! | Foto: acervo pessoal

No mês passado, a apresentadora fez um post em seu Instagram no qual fazia uma carta ao seu cabelo. Ao fim, ela conclui: "Eu mudei, você mudou, e a gente continua unidos. Te aceito de volta, você aceita minhas desculpas?". Coisa mais linda!


6. Quando foi a favor do #AdiaEnem


Recentemente, uma discussão política que tomou conta das redes sociais foi a decisão do governo de adiar, ou não, o Enem. Devido à pandemia do coronavírus, muitos alunos tiveram aulas canceladas, tendo que contar com o apoio da internet para estudar.


Porém, claro, não são todos no Brasil que tem acesso aos recursos digitais. Inclusive, é a minoria. Por isso, manter o Enem no mesmo dia seria uma extrema injustiça com os alunos mais pobres, de áreas periféricas, que ficarão alguns meses sem acompanhar a matéria.


Então, muitos artistas levantaram a #AdiaEnem como uma forma de pressionar o governo. Maisa, claro, entrou no time e postou em seu Twitter sobre o que estava acontecendo. "Pela educação dos jovens. Uma injustiça a menos, por favor. #AdiaEnem", disse em 15 de maio.


E o Enem foi #Adiado! | Foto: acervo pessoal

Feliz aniversário, Maisa! Fica aqui nossa homenagem a essa atriz, apresentadora, influencer e, claro, cantora, meu querido (quem não entendeu a referência, pode se retirar. Obrigada). <3


____


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.

bottom of page