top of page

6 livros brasileiros que viraram novelas

Entre os bookstan existe a disputa eterna do “o livro é melhor que o filme”, mas no mundo da literatura brasileira a adaptação mais comum é a da novela, não é? Selecionamos algumas novelas e minisséries que são baseadas em livros para você conhecer e, quem sabe, assistir em vez de ler o romance.

Gabriela


Essa é bem conhecida, né? O romance Gabriela, Cravo e Canela de Jorge Amado já ganhou várias novelas, incluindo duas produzidas pela Globo: a primeira, de 1975, tinha Sônia Braga como protagonista, já a segunda, de 2012, trouxe Juliana Paes para o papel da personagem-título.


Com a cena clássica de Gabriela escalando o telhado para pegar uma pipa, a história usa como pano de fundo a exploração do cacau em Ihéus (Bahia) nos anos 1920 para narrar o romance entre a protagonista e o árabe Nacib.



Sinhá Moça


A novela é baseada no livro de mesmo nome, escrito por Maria Dezonne Pacheco Fernandes. O romance se passa durante o Segundo Reinado, e busca denunciar os maus-tratos sofridos pelas pessoas escravizadas e retratar as disputas ideológicas com o movimento abolicionista.


O livro foi adaptado em filme e duas vezes no formato de novela, sendo a primeira versão de 1986 e a segunda de 2006, ambas da Globo. A edição mais recente, em especial, traz Débora Falabella como a chamada “Sinhá Moça”.



Orgulho e Paixão


Orgulho e Paixão é uma salada de frutas de inspirações em romances da Jane Austen — incluindo, como você deve adivinhar pelo título, o clássico Orgulho e Preconceito. A novela é de época, mas aborda temas atuais e até mesmo incluiu um casal gay na história. A história do casal principal segue o romance mencionado, com uma Elisabeta (Nathalia Dill) impetuosa que não segue os padrões e que desafia o Sr. Darcy (Thiago Lacerda).



Capitu


Ok, Capitu não é uma novela e sim uma minissérie, mas eu queria falar dela porque aborda uma personagem tão enigmática, com olhos de “cigana oblíqua e dissimulada”, de uma perspectiva diferente do original Dom Casmurro de Machado de Assis. Maria Fernanda Cândido interpreta Capitu em meio à história de ciúmes de Bentinho (Michel Melamed), que acredita que a esposa o traiu com o melhor amigo Escobar (Pierre Baitelli).



Dois Irmãos


Vamos fingir que essa não é a segunda minissérie que eu coloco na lista de novelas e me faço de desentendida, beleza? Dois Irmãos é baseado no livro do mesmo nome, escrito por Milton Hatoum e publicado em 2000. A história narra a disputa entre dois irmãos gêmeos, e a adaptação estrelada por Cauã Reymond estreou em 2017 na Globo e aumentou em 500% as vendas do livro.



A Casa das Sete Mulheres


Opa, temos outra minissérie aqui, sim… A Casa das Sete Mulheres é originalmente um livro de Letícia Wierzchowski lançado em 2002, e que foi adaptado pela Globo em 2003. A trama conta a história das mulheres à espera dos maridos durante a Revolta Farroupilha.



____

Listas com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.


bottom of page