top of page

6 filmes nacionais para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro

O cinema brasileiro é duplamente comemorado anualmente. Neste sábado (19/06) celebramos essa data em função do primeiro registro em movimento feito em terras brasileiras. E em 5 de novembro celebramos a produção nacional, mais uma vez, devido à celebração da primeira exibição de filmes realizada em nosso país.


De fato, comemorar a existência da produção de filmes nacionais é de grande importância para relembrarmos a importância e qualidade dos filmes e séries produzidas aqui no Brasil. Além do reconhecimento em grandes e importantes circuitos internacionais, apresentar mais e mais filmes nacionais para o público brasileiro é muito importante.


Valorizar a produção nacional é fundamental e, pensando nisso, separamos seis filmes brasileiros que estão disponíveis online para você aproveitar essa data e se jogar de cara nesse universo ainda tão desconhecido por nós, brasileiros.



Alice Júnior



Lançado em 2019 a comédia conta a história de Alice (Anne Celestino), uma jovem trans que precisa mudar de cidade após a transferência do seu pai no trabalho. Mas essa mudança do Recife para uma cidade no interior do Paraná, além de virar a vida de Alice de cabeça para baixo, faz com que ela precise enfrentar muito preconceito na sua nova escola. O longa está disponível na Netflix.


Aquarius



Super premiado, o filme lançado em 2016 já está na lista de nacionais obrigatórios. Nele, a jornalista aposentada Clara (Sônia Braga) entra em uma briga ferrenha contra a construtora que quer comprar o prédio em que ela mora para construir um novo empreendimento. Como última moradora do Edifício Aquarius, localizado em um bairro nobre de Recife, o filme usa essa forte ligação para dar destaque para a relação da personagem com o prédio e as lembranças que ela construiu ali. Disponível na Netflix.


Bacurau



O que fazer quando a sua cidade não aparece mais no mapa? Essa é a dúvida que paira na cabeça dos moradores de Bacurau. Com a recente descoberta, a população do pequeno município no sertão nordestino precisa enfrentar também a invasão de alguns forasteiros desconhecidos. O filme faz uma metáfora muito importante e relevante para os dias de hoje e entrou até na lista de filmes favoritos do Barack Obama. Ele está disponível no Telecine Play.


Central do Brasil



O famoso Central do Brasil conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Quando uma de suas clientes morre atropelada por um ônibus, ela se vê sem opção a não ser ajudar o pequeno Josué (Vinícius de Oliveira) a encontrar o seu pai. Pelo seu papel nesse filme, a atriz Fernanda Montenegro recebeu uma indicação ao Oscar e a sua derrota é, até hoje, considerada um dos grandes erros da premiação. Disponível no Telecine Play.


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho



Vamos terminar a lista com um romance/drama que ganhou grande notoriedade nacional e internacionalmente? O longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que precisa lidar com uma mãe superprotetora enquanto busca sua independência. A chegada de Gabriel (Fábio Audi) traz grandes mudanças para a vida do jovem que passa a descobrir e explorar, entre tantas coisas, a sua sexualidade. Disponível na Netflix.


O Auto da Compadecida



O clássico filme da sessão da tarde fez parte da infância/adolescência de muitas pessoas. Com grandes e importantes nomes do seu elenco, O Auto da Compadecida mostra as presepadas de João Grilo (Selton Mello) e Chicó (Matheus Nachtergaele), dois golpistas que vivem dos ganhos de seus planos mirabolantes. Quando uma de suas aparições dá errado, eles precisam passar pelo julgamento final e pedir pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida (Fernanda Montenegro). O longa está disponível no Telecine Play.


____


Listas com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.

bottom of page