top of page

5 podcasts que você precisa conhecer

Quem nunca ouviu um podcast não sabe o que está perdendo! A onda de conteúdos em áudio é uma tendência atual, mas se engana quem pensa que ela só surgiu agora. O formato surgiu antes mesmo da popularização da internet e resistiu, durante muitos anos, sendo transmitido através de programas paliativos.


A Apple foi uma das grandes responsáveis pela propagação desse formato de conteúdo e, em 2013, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no aplicativo criado para essa finalidade. Em 2018 com a chegada desse formato em grandes meios à nível mundial, como o Google e Spotify, que vivemos uma onda crescente da produção e consumo.


E, claro, esse momento propiciou a criação e o desenvolvimento de diversos podcasts, sobre os mais variados assuntos e dos mais diversos gêneros. Se você é fã desse tipo de conteúdo, tenho certeza que já conhece alguma das indicações. Mas se ainda não consome podcasts, aqui estão cinco oportunidades para você dar uma chance para o formato! Então, pega o seu fone e vamos lá!


Modus Operandi


Foi aqui que pediram um podcast de True Crime? Pois então aqui está! Com 54 episódios já lançados, o Modus Operandi foi criado pelas incríveis Bel Rodrigues, Carol Moreira e Mabê. Atualmente, só a Carol e a Mabê seguem no projeto, mas a qualidade dos conteúdos permanece impecável. Cada episódio do podcast é dedicado a contar a história de um crime e a duração é bem variada – tem desde episódios mais curtinhos, com 20 minutos, até longa metragem com mais de 1h30!

O fato é, se você curte saber mais sobre esses crimes misteriosos, histórias sem solução e quer entender mais sobre ele, o Modus Operandi é uma ótima pedida.


Não Inviabilize

Que nós amamos a Déia Freitas não é nenhuma novidade. Ela foi uma das homenageadas da segunda edição do Lista Preta e o Não Inviabilize, simplesmente, não poderia ficar de fora dessa lista. Eu comecei a acompanhar o trabalho da Déia enquanto ela ainda postava as histórias em um canal do Telegram. Muita coisa mudou e agora ela hospeda os episódios em grandes agregadores de podcasts, como o Spotify.


O podcast possui seis quadros, sendo eles: Amor nas Redes, Picolé de Limão, Luz Acesa, Ficção da Realidade, Mico Meu, Patada e Alarme. Cada um possui uma temática específica e a Déia encaixa as histórias que recebe baseada nelas. O destaque, com toda certeza, fica para a maneira como a Déia conta as histórias. Você se sente realmente em uma conversa de amigas (com um pouco mais de efeitos sonoros).


Para ter a sua história contada por essa narradora incrível, você precisa enviar um e-mail para naoinviabilize@gmail.com.


Office Ladies

Fãs de “The Office”, uni-vos! Se você adora a série de comédia norte-americana, pode ser que o Office Ladies tenha sido feito pensando em você! Nele as atrizes Jenna Fisher e Angela Kinsey – que interpretavam Pam Beesly e Angela Martin, respectivamente – assistem episódio por episódio e contam uma história dos bastidores que, como elas mesmo dizem, “só duas pessoas que estavam lá poderiam te contar”.

Os episódios são lançados, religiosamente, todas as quarta-feiras e se você está conhecendo agora saiba que já está atrasada porque elas já estão comentando o “Dunder Mifflin Infinity, Pt 1”, terceiro episódio da quarta temporada da série.


Feito Por Elas


A nossa quarta indicação vai para os amantes do cinema. O Feito Por Elas é um podcast incrível que, semanalmente, traz conteúdos sobre as mulheres nessa profissão. Os episódios trazem um panorama bem completo da carreira, filmografia e importância da homenageada para a história do cinema. É super interessante.


Outro ponto importante de destacar é o primeiro spin-off do podcast. O Fleabag Por Elas é um programa a parte que analisa, episódio por episódio, a série “Fleabag”. Além de trazer comentários incríveis sobre a série, foi uma oportunidade de revisitar essa produção que ganhou a atenção mundial (e uma infinidade de prêmios). Vale a pena conferir!


Respondendo em Voz Alta


Chegamos no “programa de rádio” que me fez acompanhar podcasts. O Respondendo em Voz Alta é, por si só, um acontecimento. Se você é jovem, usuário do Twitter, vive a um milímetro de surtar e faz piadas com todos os seus sentimentos ele foi feito pensando em você. Durante vários momentos escutando a DJ Laurinha Lero eu penso: “eu poderia ter dito isso”. E, perguntando aos meus amigos, fica provado que eu poderia mesmo.

O podcast ainda carrega um grande mistério: quem é a apresentadora? Ela realmente faz Teologia na Anhembi Morumbi? E um monte de outras questões que só quem ouve o programa vai entender. Queria deixar aqui o meu agradecimento sincero ao Spotify que, por amor à todos os apaixonados pelo programa de rádio, obriga contratualmente a apresentadora a postar episódios quinzenais.

Para ter a sua pergunta respondida em voz alta é só enviar uma mensagem em áudio para o Telegram t.me/laurinhalero e torcer para ela ser tão interessante quanto você pensa.


Pronto! Agora você já pode escolher o seu favorito e se aventurar no mundo dos podcasts. E, olha, não precisa nem agradecer <3

____


Listas semanais com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.

bottom of page