top of page

5 cantoras latinas para conhecer e colocar na playlist

Quantas vozes latinas não-brasileiras estão nas suas playlists? Nenhuma ou poucas? Calma, o Telas Por Elas te ajuda a conhecer cinco vozes femininas para colocar na sua playlist.


No Brasil, a indústria musical tende a priorizar a música produzida em inglês, seja nos Estados Unidos ou Inglaterra, mesmo que a gente esteja pertinho dos nosso vizinhos latino-americanos.


Isso, claro, rende um papo maior sobre os porquês do brasileiro não se ver como um latino-americano - algo que a gente já debateu aqui no Telas em um vídeo.


Na lista de hoje, convidamos você a ouvir artistas de cinco diferentes países da América Latina - Puerto Rico, Argentina, Colômbia, México e Chile. Mulheres que estão com novidades recentes nas plataformas digitais e têm estilos bem diversos: pop, rap, reggaetón, balada romântica e pop alternativo. Bem plural!



Kany Garcia (Puerto Rico)


Cantora e compositora de sucesso, é dona de hits pela América Hispânica. Tem músicas para sofrer, como "Hoy ya me voy" e "Para volver a amar", e músicas para elevar o astral, "De Puta Madre" e "Aguita y Coco". Lançou na semana passada seu oitavo disco de estúdio, o "El Amor Que Merecemos". Já ganhou o Grammy Latino cinco vezes e foi indicada ao Grammy Internacional. Aqui no Brasil, gravou um dueto Gusttavo Lima e compôs música para Roberto Carlos.



Nicki Nicole (Argentina)


A Argentina tem um novo ícone pop. Apesar de ter apenas 21 anos, Nicki Nicole já soma milhões de streams e fãs nas redes sociais, além de críticas positivas de especialistas que a colocam no patamar de nomes como TINI e Lali. A artista mistura pop e rap em uma fusão urbana que todo mundo deve conhecer. Seu último disco é o "Parte de Mí", que traz faixas como "Colocao" e "Baby" (que você pode ouvir a seguir).



Karol G (Colômbia)


De Medellín, na Colômbia, vem o próximo nome dessa lista. Karol G canta reggaetón e trap, mas já experimentou outros estilos. Em 2019, gravou 'TUSA" com Nick Minaj e estourou no mundo inteiro. Seu single mais recente é "Provenza", faixa que ganhou um videoclipe bem animado. Em breve, ela vai estrear como atriz na narcossérie, “Griselda“, da Netflix, ao lado de Sofía Vergara.



Julieta Venegas (México)


Julieta Venegas faz um pop alternativo que mescla acordeão, piano e guitarra. Possui seis Grammys Latino e um Grammy Awards. Ao longo dos seus quase 30 anos de carreira, são sete discos de estúdio e um Acústico MTV, dos quais saíram sucessos como "Me Voy", "Limón y Sal", "Andar Conmigo" e "Ilusión", em dueto com Marisa Monte. Também já gravou com Lenine, Otto, Criolo e Caetano Veloso. Lançou recentemente o single "El Mismo Amor", que vai estar presente no seu próximo CD.



Cami (Chile)


Assim como a Argentina, o Chile também tem uma artista pop jovem que vem se destacando internacionalmente. Com voz grave potente, Cami, de 25 anos, canta versos igualmente fortes. Mistura pop, rock e folclore em sua produção musical. Recentemente, subiu ao palco do Lollapalooza e reivindicou "educação sexual feminina integral" em todo o país. Um dos seus últimos singles é "Poca Fé" e, em breve, vai lançar um novo disco.



Bônus: Anitta (Brasil)


Não podemos esquecer que o Brasil também faz parte da América Latina. Por isso, a nossa malandra favorita não poderia faltar nessa lista. La sensación de la favela levou o funk para o mundo.


____


Listas com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.


Comments


bottom of page