top of page

10 filmes e séries para ver durante as Olimpíadas de Tóquio

Os jogos das Olimpíadas de Tóquio já começaram e, claro, viraram o assunto do momento. Mas calma porque ainda tem muita braçada para ser dada na natação, muitas lutas para acontecer no tatame ou apresentações da ginástica para acontecer até 8 de agosto. Em seguida, de 24 de agosto até 5 de setembro, serão os atletas das paraolimpíadas que vão entrar em cena para nos encher de orgulho e resgatar o amor por ser brasileiro.


Pensando nesse clima esportivo e na magia que ocorre de quatro em quatro anos, separamos oito filmes e séries que mostram o poder de transformação pessoal e social do esporte. Produções que nos fazem refletir sobre a importância do investimento na área e também outras questões que tangenciam o tema.


No Brasil, infelizmente, o recurso destinado aos atletas vem diminuindo, principalmente aos esportes que não são tão populares. Em 2020, apenas 274 atletas foram contemplados com o Bolsa Atleta, programa criado com o intuito de difundir a atividade esportiva no país. No ano anterior, eram 6561 pessoas foram beneficiadas com bolsas. De 2017 para 2021, houve uma redução de 17% no orçamento do programa.


Confira uma breve sinopse de dez produções e onde assistir no streaming:



Naomi Osaka: Estrela do Tênis (2021)

Disponível na Netflix


Com três episódios de cerca de 40 minutos cada, a minissérie documental da Netflix mostra a carreira da tenista Naomi Osaka, além de mostrar vídeos de sua infância e gravações pessoais. Naomi tem só 23 anos e vem quebrando vários recordes no mundo do tênis, além de questionar algumas questões relacionadas ao esporte como a saúde mental.



A história de Gabby Douglas (2014)

Disponível na Claro Video


Simone Biles brilhou e se consagrou como o maior nome da ginástica artística dos EUA e do mundo em 2016, no entanto, antes dela, outro nome também fez história: Gabby Douglas. Em 2012, ela se tornou a primeira ginasta afro-americana a ganhar uma medalha de ouro representando o país nos Jogos ao conquistar duas de ouro, tanto na categoria individual como em equipe. Filme mostra os obstáculos muito maiores que ela superou fora do esporte.



Eu, Tonya (2017)

Disponível no NOW


O filme "Eu, Tonya" acompanha a vida da ex-patinadora do gelo Tonya Harding. É outro título que fala sobre superação porque a ex-atleta conseguiu vencer a infância pobre e ser campeã do Campeonato de Patinação no Gelo do Reino Unido e segunda colocada no campeonato mundial. No entanto, a sua fama não veio pelo esporte. Ela ficou famosa quando seu marido e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes quebrando a perna dela durante as Olimpíadas de 1994.



Segunda Chance (2011)

Disponível na Netflix


Boa opção para assistir com as crianças, "Segunda Chance" é um filme que mescla drama e humor ao falar do universo da ginástica artística. A produção acompanha a história de uma garotinha da Austrália e sua treinadora, parar superar as dificuldades e garantir uma boa posição na principal equipe do país. Também fala sobre os impactos do bullying na vida de um atleta. Sua sequência foi lançada em 2019.



The Bronze (2015)

Disponível na Netflix


O filme conta a história fictícia de Hope Ann Greggory, uma atleta que conquistou a medalha de bronze para a equipe de ginástica feminina em 2014. Atualmente, ela ainda vive em sua pequena cidade de origem, mas se tornou uma pessoa bem amargurada. Presa a glórias do passado, a "heroína americana" tem de reavaliar a vida e superar seus problemas quando uma promissora atleta, que pode significar uma ameaça ao seu status do passado, a procura pedindo ajuda.



Atleta A (2020)

Disponível na Netflix


"Atleta A" é um documentário dos Estados Unidos que acompanha uma equipe de jornalistas investigativos enquanto eles contam a história de um médico acusado de agredir sexualmente jovens ginastas. Foi lançado em 2020 e o título se refere a Maggie Nichols, que foi identificada como "Atleta A" para proteger sua identidade enquanto as investigações contra o médico Larry Nassar estavam em andamento.



Menina de Ouro (2015)

Disponível na Amazon Prime Video


O filme conta a história de Frankie Dunn, um veterano treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris. Quando a operária Maggie Fitzgerald é transferida de Missouri e chega ao ginásio de Frankie em busca de sua experiência, ele tenta escapar da jovem e não treiná-la. Mas os dois acabam formando um vínculo muito próximo e suas vidas acabam mudando.



Paratodos (2016)

Disponível na Amazon Prime Video


O documentário brasileiro mostra a trajetória, a vida e a superação dos desafios de atletas paralímpicos, que representam parte das delegações brasileiras de natação, atletismo, canoagem e futebol, em fase de preparação para os Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.


Invictus (2009)

Disponível no YouTube


Um clássico, "Invictus" situa os espectadores na África do Sul após o fim do apartheid. Nesse cenário, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera um país que continua dividida racial e economicamente. Ele acredita que pode unificar a nação através da linguagem universal do esporte. Mandela une forças ao capitão da seleção de rúgbi do país e promove a união dos sul-africanos em favor da seleção na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.



Chegamos em Tóquio (2021)

Disponível no Globoplay


"Chegamos em Tóquio" é uma produção do Canal OFF, da GloboSat, e é ideal para quem quer saber mais sobre a chegada dos esportes de ação nas Olimpíadas. A série documental mostra a evolução histórica dos três esportes radicais (skate, surfe e escalada) que farão sua estreia olímpica no Japão. Os brasileiros Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, do surf, e Pedro Barros e Letícia Bufoni, do skate, são alguns dos entrevistados


____


Listas com dicas selecionadas sobre filmes, séries, músicas, livros e peças teatrais. É nessa categoria que você descobre sugestões do que assistir nas plataformas de streaming ou o que fazer em um dia atoa em casa.



bottom of page